Em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea) realizada na manhã desta sexta-feira, 5, no auditório da Sead, foi aprovado o calendário acadêmico para o ano letivo da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
As alterações se deram por conta dos eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul no mês passado, e também da greve dos servidores técnico-administrativos e docentes.
Com a votação, ficou definido que o primeiro semestre letivo de 2024 será retomado em todos os cursos de graduação na próxima segunda-feira, 8 de julho. As aulas se encerram no dia 19 de setembro, e o período de exames do primeiro semestre se dará entre 23 de setembro a 4 de outubro.
Já o segundo semestre tem início em 14 de outubro e segue até 31 de janeiro de 2025, para estudantes calouros e veteranos. O período de férias, para quem não estiver em exame, inicia em 31 de janeiro. Os exames de 2024/2 vão ocorrer entre 3 a 15 de fevereiro.
O início do período letivo de 2025/1 ficou definido para 24 de março.
"Depois de muitos debates e discussões com direções de unidades acadêmicas e campi, coordenações dos cursos e entidades representativas, além do próprio gabinete da Reitoria, o Coepea aprovou hoje um calendário que visa reduzir as perdas em função das inundações e paralisações", afirmou o reitor Danilo Giroldo. "Para construir um calendário universitário, é necessária uma análise bastante técnica, pois são muitos eventos importantes e encadeados em sequência, mas é no aprofundamento das discussões que a proposta se aprimora ainda mais, a partir das especificidades e pluralidades que fazem parte da universidade", ponderou o reitor.
Com o documento aprovado, ficou definido que o ano letivo de 2024 terá 168 dias letivos - 89 ao total no primeiro semestre, e 79 dias em 2024/2.
A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) encaminhará ainda hoje as diretrizes acadêmicas específicas para o ensino de graduação no ano letivo de 2024 para as Unidades, fornecendo orientações aos docentes sobre a retomada das atividades.
Reestruturação do Calendário Acadêmico