Recentemente, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) alcançou um importante resultado com a aprovação de quatro novos cursos de pós-graduação stricto sensu. Ao longo de 2024, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) autorizou a criação do mestrado em Ciência da Informação (Instituto de Ciências Humanas e Informação - Ichi) e dos doutorados em Administração (Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - Iceac), Engenharia de Computação (Centro de Ciências Computacionais - C3) e História (Ichi). A criação dos cursos foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em fevereiro e março de 2025, e as primeiras turmas estão previstas para iniciar no segundo semestre deste ano, com editais de seleção a serem publicados nos próximos meses.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
A diretora de Pós-Graduação, Fabiana Schneck, ressaltou o esforço coletivo por trás dessas conquistas. “Esses resultados positivos são fruto do trabalho dedicado de coordenadores, docentes, discentes e técnicos dos PPGs, que, com o apoio da Propesp, construíram propostas robustas. Essas propostas demonstraram aos avaliadores a necessidade de ampliar a formação de recursos humanos altamente qualificados em áreas estratégicas, especialmente fora dos grandes centros urbanos”, afirmou.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Daiane Dias, destacou o impacto desses novos cursos para a consolidação da FURG como referência em pesquisa e formação de excelência. “Essa expansão reflete nosso compromisso com a produção de conhecimento e a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios contemporâneos”, finalizou a pró-reitora.
- MESTRADO E DOUTORADO
FURG amplia oferta de pós-graduação com quatro novos cursos aprovados para 2025
Primeiras turmas estão previstas para iniciar no segundo semestre deste ano
Notícias Relacionadas