Recentemente, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) alcançou um importante resultado com a aprovação de quatro novos cursos de pós-graduação stricto sensu. Ao longo de 2024, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) autorizou a criação do mestrado em Ciência da Informação (Instituto de Ciências Humanas e Informação - Ichi) e dos doutorados em Administração (Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - Iceac), Engenharia de Computação (Centro de Ciências Computacionais - C3) e História (Ichi). A criação dos cursos foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em fevereiro e março de 2025, e as primeiras turmas estão previstas para iniciar no segundo semestre deste ano, com editais de seleção a serem publicados nos próximos meses.
FURG participa da inauguração da primeira loja Rosa Lilás do Estado
Passe Livre Estudantil agora atende alunos da FURG-SAP, que residem em Osório
Oceantec terá painel sobre inovação durante a 38ª Fenacan em Santo Antônio da Patrulha
A diretora de Pós-Graduação, Fabiana Schneck, ressaltou o esforço coletivo por trás dessas conquistas. “Esses resultados positivos são fruto do trabalho dedicado de coordenadores, docentes, discentes e técnicos dos PPGs, que, com o apoio da Propesp, construíram propostas robustas. Essas propostas demonstraram aos avaliadores a necessidade de ampliar a formação de recursos humanos altamente qualificados em áreas estratégicas, especialmente fora dos grandes centros urbanos”, afirmou.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Daiane Dias, destacou o impacto desses novos cursos para a consolidação da FURG como referência em pesquisa e formação de excelência. “Essa expansão reflete nosso compromisso com a produção de conhecimento e a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios contemporâneos”, finalizou a pró-reitora.
- MESTRADO E DOUTORADO
FURG amplia oferta de pós-graduação com quatro novos cursos aprovados para 2025
Primeiras turmas estão previstas para iniciar no segundo semestre deste ano

Notícias Relacionadas