O salão da Associação de Caminhoneiros de Santo Antônio da Patrulha ficou pequeno para receber amigos, professores e familiares que foram prestigiar os novos bacharéis e licenciados da Universidade Federal do Rio Grande no último sábado, 26.
Foram 34 formandos que colaram grau nos cursos de Administração, Ciências Exatas – Licenciatura, Engenharias de Produção, Agroindustrial Agroquímica e Agroindustrial Indústrias Alimentícias do campus FURG - SAP.
A mesa oficial foi presidida pelo Reitor em exercício da FURG, Ednei Gilberto Primel, acompanhado do prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, do presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, da vice-diretora do campus, Darlene Webler, do pró-reitor de Insfraestrutura, Rafael Pires, além dos diretores do ICEAC, IMEF e EQA e dos coordenadores dos cursos.
Conduzidos pelos seus paraninfos, patronos e patronesses, formandos de diversas partes do Rio Grande do Sul e do Brasil, entraram na Assembleia sob aplausos do público. O juramento dos formandos de cada curso, e a entrega dos diplomas e a outorga de grau realizada pelo Reitor foram sob forte emoção dos presentes
No palco, os pronunciamentos do Reitor, do prefeito, dos paraninfos e dos oradores das turmas destacaram a trajetória no campus, sua importância para SAP e para a vida dos formados, vislumbrando o novo momento em suas carreiras. O prefeito Rodrigo Massulo, além de reforçar a importância da Universidade para os patrulhenses, falou do compromisso da Administração Municipal para que a FURG continue em constante evolução.
O Reitor em exercício encerrou a cerimônia de formatura, salientando sua alegria em ver aquele ambiente repleto de novos profissionais, que concluíram uma bela trajetória na universidade e que agora estão prontos para seguir em frente, com seu conhecimento, deixando o mundo melhor.
Muitos formados e seus familiares expressaram gratidão à FURG e aos professores, bem como, a satisfação em chegar a esta etapa tão aguardada, tendo superado muitos desafios.
Alisson, do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, disse que desde a 7ª série do ensino fundamental, sonhava em ser professor da Matemática. “Talvez se não tivéssemos a FURG aqui, não teríamos esta oportunidade tão importante que é de nos formarmos na área que tanto desejamos. Temos um agradecimento enorme em ter a universidade aqui e que cada vez mais a gente possa evoluir e seguir na nossa carreira como futuros professores”. E completou destacando a importância em ter uma universidade pública e de qualidade como a FURG em cidades do interior.