Transmitido simultaneamente pela FURG FM digital e pelo canal do YouTube da universidade, o programa jornalístico ‘FM Café’, realizará nesta semana, nos dias 7,8 e 9, uma série de episódios especiais, ao vivo diretamente do Cidec-Sul, no campus Carreiros, onde ocorrem três grandes eventos sediados pelo Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG, promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC): o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), Conference on Graphics, Patterns and Images (Sibgrapi) e o Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR).
Divulgado segundo chamamento de aprovados no Processo Seletivo Simplificado 2024/2
Divulgada abertura das inscrições para o Processo Seletivo Próprio 2025/1
MPU: Segue período de inscrições para voluntários e banca
Considerando o corpo técnico necessário para realizar essas edições especiais, nesta segunda-feira, 6, não houve FM Café, para que ocorra a montagem da infraestrutura de transmissão. O programa retorna ao estúdio na sexta-feira, 10 das 13h até às 14h.
SVR
Em sua 25ª edição, se constitui como a principal conferência sobre realidade virtual e aumentada no Brasil, sendo organizado pelo Grupo de Interesse em Realidade Virtual (CERV) da SBC. Anualmente, o evento se estabelece como um fórum para a troca de ideias e inovações relacionada à realidade virtual e aumentada. Com a crescente relevância dessas tecnologias em áreas como jogos, medicina e educação, o evento tem como objetivo divulgar as pesquisas nessas temáticas e promover discussões sobre o uso dessas tecnologias nos mais variados âmbitos.
SBGames
Apoiado pela Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CEJOGOS), o SBGames é um simpósio anual de jogos e entretenimento digital do Brasil, que atrai desenvolvedores, artistas e acadêmicos da indústria de jogos. Cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal participarão das atividades. O evento oferece uma plataforma para discutir as tendências, compartilhamento de experiências e exploração do vasto mundo dos jogos eletrônicos e entretenimento digital. A ação contará com tutoriais, concursos de teses e dissertações, palestrantes convidados, festival de jogos e de artes, fórum de ensino e de esportes eletrônicos. Também haverá seis trilhas científicas com sessões técnicas que cobrem as principais áreas relacionadas.
SIBGRAPI:
Teve início em 1988 e combina elementos da computação gráfica e visão, reconhecimento de padrões e processamento de imagens. Constitui-se como uma conferência voltada para pesquisadores e profissionais que trabalham com processamento de imagens, visão computacional e gráficos, sendo também um espaço para o compartilhamento de novos estudos e avanços nesses campos, bem como para estabelecer redes de colaboração entre os participantes. O evento é organizado por um comitê internacional e os anais são publicados pelo IEEE Xplore desde 1997 e, desde 2018, é coorganizado com o SBGames e o SVR.