ACOLHIDA CIDADÃ

Fernando Anitelli é a atração da Aula Inaugural no dia 6

Líder do grupo O Teatro Mágico apresenta o tema "FURG: Educação, Arte e Cidadania" com transmissão pelo YouTube

Foto: Filipe Nevares

Desde sempre um dos momentos mais aguardados na programação da Acolhida Cidadã da FURG, a Aula Inaugural este ano está especial. O convidado é o multiartista Fernando Anitelli, líder e fundador da banda O Teatro Mágico, que participa de um encontro virtual no dia 6, a partir das 19h30.

Notícias Relacionadas

Com o título "FURG: Educação, Arte e Cidadania", o evento poderá ser acessado neste link. Será uma conversa sobre cultura, contexto e resistências, onde o artista falará de sua carreira, voltando o olhar aos tempos, dias e inquietações atuais. Em seguida, haverá um momento musical.

Para o reitor Danilo Giroldo, que abrirá a Aula Inagural junto ao vice-reitor Renato Dias, a trajetória artística de Anitelli e do seu grupo se alinham à temática escolhida este ano. "Será importante que os calouros e calouras conheçam a organização estrutural da universidade, mas principalmente passem a vivenciar a FURG em sua plenitude - por isso a temática dessa aula", observa o reitor. "É uma oportunidade para que todos e todas - inclusive a quem já está na FURG - possam também se integrar à vivência universitária e a formação ampliada que uma universidade proporciona para além da formação acadêmica, contribuindo para a construção da cidadania", completa o professor Giroldo.

O paulista Fernando Anitelli, natural de Presidente Prudente, brincava na pré-adolescência com arranjos e melodias. Formou a primeira banda ao entrar na faculdade de Comunicação Social, a Madalena 19, que considera sua primeira fase de amadurecimento musical. Foram quase dez anos de ensaios e apresentações de pequeno porte, mesclados à experiência como ator, trabalhando com diretores como Oswaldo Montenegro, Ismael Araújo e Caio Andrade.

A criação da trupe O Teatro Mágico se deu em 2003. O projeto é inspirado no livro "O Lobo da Estepe", do escritor alemão Hermann Hesse, de onde também originou-se o nome do primeiro álbum, Entrada Para Raros, lançado em dezembro daquele ano. Com integrantes maquiados e vestidos de palhaço, a banda reúne elementos do circo, teatro, poesia, literatura, política e do cancioneiro popular. A discografia seguiu com mais quatro discos de estúdio e outros três álbuns gravados ao vivo. Em 2011, Anitelli lançou seu primeiro trabalho musical solo, As Claves da Gaveta, que reúne antigas composições próprias.

Acolhida e integração
A Acolhida Cidadã ocorre no início de cada semestre letivo, conforme previsto no Calendário Universitário, e é organizada pela Prae em parceria com unidades acadêmicas e administrativas. Mais uma vez, o formato online foi decidido obedecendo o período emergencial adotado pela universidade com a chegada da pandemia da Covid-19.

O programa foi criado em 2010, com o objetivo de recepcionar e integrar os novos estudantes à comunidade universitária por meio de ações solidárias, afetuosas e respeitosas à dignidade, com incentivo às práticas de cidadania e responsabilidade social.