PARTICIPAÇÃO

Estudantes têm até 18 de fevereiro para participar da Avaliação Docente pelo Discente 2021/2

Ação avalia aspectos positivos e negativos dos professores com objetivo de propor melhorias e aprimoramento

A partir dessa segunda-feira, 24, os estudantes poderão realizar a avaliação de seus professores no Sistemas da FURG. Tradicional há mais de duas décadas na FURG, a Avaliação Docente pelo Discente (ADD), é um instrumento institucional que visa avaliar a atuação de professores de graduação e pós-graduação por meio da coleta de informações juntamente aos alunos.

Notícias Relacionadas
Pandemia e mudança de cenários

A avaliação acontece pela segunda vez neste período pandêmico, com exceção do ano de 2020; devido à novidade do ensino não presencial, foi realizada um outro tipo de avaliação na intenção de medir o impacto e a eficiência do modelo remoto. Em 2021, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) organizou o retorno da ADD, na intenção de conferir aos estudantes a possibilidade de contribuir para a melhoria contínua dos cursos e programas educacionais da instituição, ainda em modelo não presencial. A ação foi dividida em duas etapas, cada uma realizada ao fim de um semestre letivo; dessa forma, foi dada a largada para o período 2021/2 da avaliação.

Como funciona?

Consistindo em um formulário online de perguntas e respostas, após o preenchimento e envio das questões, os dados são computados e, posteriormente, passam a compor o relatório gerencial de cada curso, material que é encaminhado às coordenações. O resultado da avaliação também serve como base para programas de capacitação dos docentes. Por isso, é importante não apenas observar pontos negativos, mas também positivos das disciplinas, para que sejam reconhecidos os pontos fortes a serem mantidos e aprimorados.

Para participar, ao acessar o Sistemas da FURG, no menu vertical, à esquerda, há a opção Avaliação dos Docentes. Ali, está disponível o formulário de avaliação para cada disciplina cursada no semestre. O questionário é composto por questões objetivas e há um campo para sugestões e comentários, de preenchimento opcional. É importante ressaltar que todas as informações preenchidas durante a avaliação são anônimas.