A partir dessa quinta, 30 de maio, os estudantes da FURG podem fazer a avaliação de seus professores no Sistemas da FURG. Trata-se da Avaliação Docente pelo Discente, instrumento que existe há mais de 20 anos na universidade. Mas esta é a primeira vez que a avaliação ocorre na metade do ano.
Estudantes podem participar da ADD 2026/2 a partir de hoje
Feira das Ciências reúne escolas de Rio Grande durante dois dias de atividades na FURG
FURG recebe representantes do Ministério da Energia da Noruega em agenda sobre tecnologia e setor offshore
Até o ano passado, o processo era feito apenas ao final do ano letivo. Agora, ao final de cada semestre, os estudantes terão a possibilidade de avaliar os professores das disciplinas que acabaram de cursar. Os itens da avaliação vão desde a organização das aulas, plano de ensino, relações com estudantes, até conteúdo, avaliação e incentivo ao estudo.
“A avaliação é para qualificar”, destaca o coordenador de Avaliação Interna, Antônio Dalbon. Depois que os alunos preenchem os formulários online de avaliação, os dados são tratados e o resultado compõe o relatório gerencial de cada curso, que é encaminhado às coordenações. O resultado da avaliação também é subsídio para programas de capacitação dos docentes. Por isso, é importante não só observar quesitos negativos, mas também positivos das disciplinas, para que se reconheçam quais são os pontos fortes.
“Avaliação e planejamento são inseparáveis”, observa o diretor de Avaliação Institucional, Luiz Eduardo Maia Nery. Qualquer processo para melhoria nas instituições públicas demanda planejamento, e a avaliação, para isso, é uma ferramenta fundamental. Permite conhecer os cenários. Quanto mais estudantes participam da avaliação, melhores as possibilidades de planejamento, tanto por parte dos docentes, com o retorno das disciplinas, quanto por parte das coordenações de curso e da universidade como um todo.
A avaliação pode ser feita por todos os estudantes da instituição, até 14 de junho. O acesso é pelo Sistemas FURG.