PROMOVER ANDIFES

Estão abertas inscrições para bloco 2 do Programa de Mobilidade Virtual em Rede

Inscrições seguem até 24 de novembro

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) lançou o edital da 3ª edição do Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover Andifes), um programa que visa oportunizar mobilidade de estudantes entre instituições federais através de vagas em disciplinas ofertadas em 12 universidades brasileiras. O programa tem o objetivo de promover interação acadêmica e versatilidade na formação, permitindo que os estudantes cursem determinadas disciplinas, de maneira remota, nas instituições participantes.

Notícias Relacionadas
A FURG participa do Promover Andifes pelo segundo ano consecutivo e nessa edição, no bloco 1, ofertou 406 vagas em 101 turmas em oito áreas do conhecimento: humanas; exatas e da terra; biológicas; engenharias; saúde; ciências sociais aplicadas e linguística, letras e artes. No total o Programa oferece 3962 vagas. Estudantes de outras 11 universidades puderam cursar essas disciplinas na FURG, ao mesmo tempo em que estudantes da FURG podem inscrever-se em disciplinas ofertadas pelas outras instituições que participam do programa, conforme consta o edital abaixo.

Inscrições

No bloco 2, que está com inscrições abertas até 24 de novembro, estão sendo ofertadas 2.304 vagas distribuídas nas seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade Federal de Goiás (UFG) - 529 vagas, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - 235 vagas, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - 1299 vagas, Universidade Federal de Viçosa (UFV) - 55 vagas, Universidade de Brasília (UNB) - 186 vagas. Estas instituições vão ofertar as vagas, mas os estudantes das instituições que ofertaram vagas no Bloco 1, poderão se inscrever no Bloco 2.

O/a estudante poderá se inscrever em até três disciplinas, podendo ser todas em uma mesma universidade ou ainda em instituições distintas. Para a inscrição, os estudantes devem levar em conta os blocos de inscrição, por exemplo, se o aluno se inscreveu em três disciplinas no bloco 1 não poderá participar do bloco 2. Mas se inscreveu em uma ou duas disciplinas ofertadas no bloco 1, poderá se inscrever também em ofertas do bloco 2.

“O Promover Andifes é um programa criado, no contexto da pandemia de covid-19, para permitir a mobilidade acadêmica dos estudantes de graduação. Ele permite não só uma integração maior entre as universidades participantes, como a troca de experiências entre os estudantes de diferentes regiões do país, qualificando a formação no ensino de graduação”, enfatiza a pró-reitora de Graduação Sibele Martins.

19-11-21-Minuta-Edital-Promover-Andifes-2021-2-bloco-2-com-retificacoes-2-furg.pdf