A equipe da Estação de Apoio Antártico (Esantar/FURG) trabalhou, nesta quarta-feira, 4, na logística de retorno do Navio Polar Almirante Maximiano e do Navio Oceanográfico Ary Rongel, que vieram da Antártica. A ação finalizou as atividades na 42ª Operação Antártica (Operantar), do Programa Antártico Brasileiro (Proantar).
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
A Estação de Apoio Antártico junto à FURG é responsável pela logística de todo o Programa, envolvendo o desembarque da carga oriunda dos acampamentos de pesquisa e da própria Estação Antártica Comandante Ferraz, além do recebimento das vestimentas, equipamentos e artigos utilizados pela tripulação e pesquisadores.
Além disso, nesta Operação Antártica também foram desembarcados contêineres com material de descarte. O processo de desembarque contou com uma logística de caminhões e também de um guindaste, tanto para a retirada dos contêineres dos navios quanto para o armazenamento dos mesmos na própria Esantar/FURG, no campus Carreiros.
As embarcações devem permanecer no Porto do Rio Grande até a próxima sexta-feira, 5, quando está prevista a conclusão do fornecimento do apoio logístico.
O convênio que ampara as ações da Esantar junto ao Programa Antártico Brasileiro tem a participação da FURG, Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Cirm) e da Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg). O objetivo do Proantar é ampliar o conhecimento científico no continente gelado, buscando compreender seus fenômenos e a influência deles sobre o território brasileiro.