No último sábado, 17, aconteceu em Porto Alegre, na sede da Renner, a cerimônia de premiação da Federação de Empresas Juniores do Rio Grande do Sul(Fejers), que reconhece o trabalho realizado ao longo do ano por empresas juniores (EJs) do Estado para o cumprimento de metas pré-estabelecidas. Na ocasião, quatro EJs da FURG foram condecoradas com o prêmio de reconhecimento, sendo elas: Opus Consultoria Junior; Byte Jr; Atena Jr e a Casp Jr, que também levou dois prêmios individuais: "EJ 45 do segundo tempo" e "EJ jogo no estádio".
II Mostra de Iniciação Científica de Caraá reunirá quase 50 trabalhos de estudantes do município
FURG recebe duas premiações durante cerimônia de entrega do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025
Nume realiza cerimônia com homenagem a quatro aposentados nesta última quinta-feira, 23
De acordo com a vice-presidente da EJ Opus, Louise Lucas da Silveira, a participação da empresa no Prêmio Fejers foi positiva não só pelos reconhecimentos obtidos de "EJ Colaborativa" e "EJ alto crescimento", mas também por ter possibilitado a motivação da equipe, que conta com 16 integrantes, alunos dos cursos de Economia, Administração, Direito, e Sistemas de Informação. A empresa atua nas áreas de consultoria em gestão empresarial, com prestação de serviços como planejamento financeiro e estratégico, pesquisa de mercado e de satisfação, precificação e mapeamento de processos.
"Foi um sentimento incrível ver que o nosso esforço ao longo do ano foi reconhecido. É uma sensação de dever cumprido, além de nos dar mais expectativas e forças para atingirmos as nossas metas do próximo ano", disse a estudante.
Além disso, Louise enfatiza que o evento possibilitou oportunidades para a conexão e reconhecimento de outras empresas do movimento, sendo também uma forma de fazer "network".
Prêmios Individuais
Além do bom desempenho das EJs da FURG, por meio das distinções de reconhecimento, a Caps Jr, empresa de automação fundada em 2018, obteve dois prêmios individuais intitulados "EJ 45 do segundo tempo" e "EJ jogo no estádio". O primeiro foi dado para a EJ que teve a maior "virada de chave" em seu faturamento entre os dias 1º de novembro e 16 de dezembro. Nesse sentido, de acordo com o presidente da Caps Jr, Pablo Luis Pereira Lessa, a empresa conseguiu nesse período um faturamento de 180%, e isso fez com que levassem o prêmio.
O segundo destaque foi por terem sido a empresa que mais proporcionou uma vivência empresarial para os membros, sendo esse o principal objetivo do movimento.
"Esse prêmio de EJ jogo no estádio prova que a gente faz um trabalho interno muito legal, proporcionando uma participação e vivência empresarial para os nossos membros. Então a gente fica muito feliz de ter ganhado esses dois prêmios que coroam exatamente aquilo que a gente fez durante o ano", finaliza Pablo.
Histórico das EJs da FURG
A FURG possui atualmente um total de 12 EJs, sendo onze em Rio Grande e uma em Santa Vitória do Palmar.
Segundo o coordenador de Incubação e Empreendedorismo da FURG, Aléssio Almada, o movimento das EJs da FURG demonstra que os estudantes da universidade possuem um DNA empreendedor. "A prova disso são essas recentes premiações recebidas no evento da Fejers", ressalta o professor.
"O movimento das EJs tem crescido fortemente e se consolidado nos últimos anos. São jovens que conseguem aplicar a Ciência e a Tecnologia aprendida em seus estudos, causando impactos positivos para o mercado e para a sociedade", destaca Aléssio.