COMEMORAÇÃO

Em tempo de afetos e presenças, FURG completa 52 anos

20 de agosto marca o aniversário da universidade

No período de pandemia, aglomerar é inapropriado e inseguro. Assim, devido aos tempos difíceis – seja pelo coronavírus ou pelos constantes cortes orçamentários às universidades – comemorar se tornou um desafio. Mas é característica das universidades públicas brasileiras a resistência e a defesa da educação para todos e todas. E é nesse contexto que a FURG comemora seus 52 anos neste 20 de agosto.

Notícias Relacionadas
Para resistir é preciso, além de coragem, estarmos cercados de bons sentimentos daqueles que nos querem bem e da presença, mesmo que distante, de quem gostamos. Por isso, o tema do aniversário desse ano é “Tempo de afetos e presenças”. Mas como se fazer presente estando em trabalho e aulas remotas? Como estar presente em uma universidade multicampi? A resposta vem de um sentimento genuinamente humano, o pertencimento, e dele deriva o afeto, cultivado ao longo desses 52 anos pelas pessoas que fazem a FURG.

Há um ano e cinco meses a universidade não se encontra presencialmente. Professores e estudantes estão aprendendo e ensinando a distância; formandos estão concluindo suas graduações sem o calor dos abraços; serviços essenciais de limpeza, segurança e copa realizados de maneira escalonada; pesquisadores, técnicos e a área da saúde dispondo de suas expertises para enfrentar e conter a disseminação do coronavírus em Rio Grande e nos demais municípios em que a FURG está presente.

É dessa forma, através do comprometimento daqueles que a compõem, que a FURG torna-se uma instituição grande não só em território, mas também nas ações de ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação tecnológica, que além de capacitar os agentes envolvidos, aproximam a universidade da comunidade em que está inserida. E assim, o sentimento de pertencimento vai para além da comunidade acadêmica e o território se alarga, como citado pela diretora de Arte e Cultura da FURG, Débora Amaral, na matéria sobre o festival #SomosMulticampi, que faz parte da programação de aniversário.

Para os gestores da FURG, Danilo Giroldo e Renato Duro, comemorar o aniversário da FURG neste contexto significa valorizar as pessoas e os municípios em que a universidade está presente.

“O aniversário da FURG é momento de lembrar e valorizar os pioneiros que lutaram para edificar a FURG e sua cultura de profunda interação com o território, seja em Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul ou Santo Antônio da Patrulha, mas é também oportunidade de reconhecer a importância de todas as pessoas que continuam construindo essa instituição e lutando para que ela mantenha o cumprimento da sua missão e função social com autonomia e responsabilidade. É momento de reafirmar a relevância da FURG e de todo o sistema público de ensino superior para a transformação social que tanto o nosso país precisa”, enfatiza o reitor Danilo Giroldo.

Já o Vice-reitor Renato Duro, diz que “é importante celebrar a data de aniversário da FURG tendo em conta essas duas palavras: afetos e presença. Parece paradoxal em um período de virtualidade, mas a FURG é e está sempre presente nas nossas histórias de vida, nas lembranças de cada um e cada uma que constroem cotidianamente a FURG. E nestas maneiras de estar presente a FURG se traduz num somatório de afetos, que são parte de uma marca desta universidade. O afeto nos move de modo intenso a tornar a FURG cada dia mais plural, inclusiva e acolhedora”.