Durante a manhã e parte da tarde desta segunda-feira, 24, o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, cumpriu agenda em Rio Grande ao lado do vice-presidente, Geraldo Alckmin, da prefeita Darlene Pereira, além de ministros, deputados e autoridades locais, incluindo a reitora Suzane Gonçalves, representando a FURG. Durante o ato, realizado no cais do Estaleiro Rio Grande, foi feita a assinatura do contrato de ampliação e renovação da frota da Petrobras e Transpetro, que viabiliza a aquisição de quatro novos navios além de possibilitar a contratação direta de outras 44 embarcações, podendo gerar 1,5 mil empregos diretos nos próximos três anos.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Participaram também do evento a presidente da Petrobras, Magda Chambriard; o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho; o ministro da casa civil; Rui Costa; o deputado federal, Alexandre Lindemeyer; o deputado estadual, Halley Lino; o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Edegar Pretto; além de autoridades locais como representantes dos trabalhadores do setor e responsáveis pelo consórcio Estaleiro Rio Grande (coordenado pela empresa Ecovix) e Mac Laren.
Sobre o contrato
No valor de 69,5 milhões de dólares por embarcação, o contrato assinado nesta manhã, viabiliza a aquisição de quatro navios da classe Handy, nomenclatura que classifica a capacidade de transporte de carga em peso. A categoria geral vai de 15 a 40 mil toneladas; os que serão construídos no estaleiro terão entre 15 e 18 mil toneladas, e serão utilizados para transporte de derivados de petróleo na costa brasileira.
“Para nós, é fundamental ampliar a frota própria de navios e reduzir nossos custos com afretamentos. No âmbito do programa de renovação e ampliação da frota, estamos contratando 44 embarcações, que serão fundamentais para apoiar nossas operações. Todas já estão contratadas ou estão em processo de licitação. São investimentos de R$ 23 bilhões, um forte incentivo para o desenvolvimento da indústria naval nacional”, reforça Chambriard.
A renovação da frota foi viabilizada pela Lei nº 15.075/2024 e o Decreto nº 12.242/2024, que estabeleceram regramentos flexibilizados para o que é chamado de depreciação acelerada para navios-tanque novos produzidos no Brasil, concedendo benefícios fiscais e taxas customizadas para tornar investimentos por parte de empresas do setor mais atrativos.
“Esse país tem 8 mil quilômetros de costa marítima. Esse país jamais poderia prescindir de uma indústria de cabotagem[...] 95% do nosso transporte de exportação vai de navio. O Brasil é o maior país da América do Sul; por quê a gente não tem uma indústria naval poderosa?”, questionou o presidente Lula durante o seu discurso.
Entrega do título de Doutor Honoris Causa
Em setembro de 2008, conforme a resolução nº 23/2008 do Conselho Universitário (Consun) da FURG assinada pelo presidente do Conselho na época, o reitor João Carlos Brahm Cousin, foi outorgado o título de Doutor Honoris Causa ao presidente Lula, que na época, cumpria o seu segundo mandato. No entanto, não houve oportunidade para a formalização da entrega do diploma.
Na tarde do último domingo, 23, Suzane esteve reunida com a prefeita Darlene e representantes da secretaria geral da presidência no paço municipal para tratar sobre a possibilidade da entrega do título ainda este ano. “O diploma não pode ser entregue sem passar por uma Assembleia Universitária. Então, o que estamos trazendo aqui é um convite para que o presidente Lula, participe da próxima Assembleia da FURG, prevista para agosto”, apontou a reitora.
Na última passagem de Lula pela FURG, o presidente realizou a inauguração do Cidec-sul.
“A Universidade tem essa dívida; de entregar o título ao presidente Lula, por todo o trabalho que sempre desempenhou como defensor da educação pública, pelo Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais... A FURG tem o tamanho que possui hoje muito em função desta política desenvolvida no Governo Lula. Então, para nós, essa entrega é algo muito importante e simbólico”, concluiu Suzane.