O Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil (Crai) de Rio Grande acaba de completar 40 dias em funcionamento e já acolheu 28 vítimas de violência sexual, totalizando 38 atendimentos nas áreas médica, psicossocial, policial e pericial. Cada vítima, criança ou adolescente, pode ser atendida por mais de uma área, conforme a necessidade, visando um atendimento acolhedor e multidisciplinar. O Centro está em funcionamento desde sua inauguração, em 15 de março, no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Tratativas para implementação do Parque Tecnológico em Santo Antônio da Patrulha avançam
Gestão avança na revisão do estatuto da Universidade com aprovação da metodologia
Cidec abriga 10ª edição do Congresso Municipal de Educação
Atualmente, o Crai Rio Grande atende das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, concentrando todos os serviços que envolvem o atendimento da vítima do abuso sexual em um mesmo espaço físico. O objetivo é evitar o deslocamento das vítimas por várias instituições. O local em que são realizados os atendimentos é acolhedor e lúdico, visando facilitar a comunicação dos profissionais com as crianças e adolescentes.
Como procurar atendimento
A vítima de abuso sexual pode procurar atendimento no HU-FURG a qualquer hora do dia, incluindo finais de semana e feriados, com entrada pelo Serviço de Pronto Atendimento (Acesso 1). Mais informações ou esclarecimentos pelo telefone: (53) 3233.0365.
Os profissionais da Recepção, Portaria e todos os demais envolvidos no atendimento foram treinados e estão aptos para realizar a acolhida rápida e segura, evitando a exposição da vítima, bem como o desgaste físico e emocional. "A equipe de atendimento é especializada e orientada para não acentuar os traumas decorrentes da violência sofrida, a chamada revitimização", ressalta Tânia.
Sobre o Crai Rio Grande
A implantação do Crai Rio Grande foi possibilitada pela parceria das instituições: HU-FURG, Prefeitura de Rio Grande, Secretaria de Município da Saúde (SMS), Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS), por meio do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Polícia Civil, Ministério Público Estadual (MPE) e Conselho Tutelar. Essa é a quinta unidade aberta no Rio Grande do Sul.
A equipe multiprofissional é constituída por cerca de 20 profissionais, do próprio Hospital ou cedidos pela Prefeitura, de diferentes áreas: Ginecologia, Pediatria, Psicologia, Assistência Social e Enfermagem. Além disso, representantes da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias (IGP) prestam atendimento no local, conversando com as vítimas e realizando os exames periciais necessários para as investigações. Dessa maneira, o serviço fornece acompanhamento integral, desde o registro da ocorrência policial, preparação para a perícia médica, notificação ao Conselho Tutelar e avaliação clínica até o encaminhamento para tratamento terapêutico na Rede de Saúde do município de origem da vítima.
Sobre a Rede Ebserh
O HU-FURG faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.