INFRAESTRUTURA

Em Brasília, reitora busca apoio para conclusão das obras da área acadêmica da saúde

Gestora participou de reuniões ao lado da diretora do HU, Sandra Brandão

Foto: Divulgação

Ao longo desta última terça-feira, 8, a reitora Suzane Gonçalves cumpriu uma série de agendas em Brasília. Na ocasião, a gestora retomou junto a autoridades nacionais algumas conversas em andamento sobre captação e execução de recursos voltados à expansão e consolidação das ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação da FURG.

Notícias Relacionadas
O principal tema da viagem envolve os desafios para a conclusão obras da área acadêmica da saúde e da obra de ampliação do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh), empreendimento contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Este movimento envolveu reuniões no Ministério da Educação (MEC) com Secretário do Ensino Superior Marcus David; na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com o presidente Arthur Chioro; e com o deputado Federal Alexandre Lindenmeyer.

Ao lado da diretora do HU-FURG/Ebserh, Sandra Brandão, a reitora apresentou os desafios relacionados a finalização da área acadêmica da saúde. “Nós tivemos a oportunidade de apresentar e discutir alguns dos desafios que a FURG vem enfrentando, principalmente com a falta de orçamento e da necessidade de um aporte para deixar o prédio da área da saúde em plenas condições de uso e devidamente seguro para todos os servidores e estudantes”, destaca Suzane.

Atualmente, o prédio da área da saúde é ocupado em dois andares, destinados para salas de aula. Restam em pendência a conclusão da climatização do prédio, bem como alguns reparos pontuais ocasionados pelo evento extremo que atingiu o Estado em 2024.

“O doutor Arthur Chioro colocou imediatamente toda a equipe da Ebserh à disposição para pensar em alternativas e soluções para superar as questões postas; e o deputado Alexandre, que é um grande parceiro da nossa Universidade, também se colocou à disposição para contribuir tanto com as ações da FURG como um todo, quanto àquelas relacionadas ao HU”, comenta a reitora.

MEC

No final do dia, Suzane cumpriu uma agenda junto ao Ministério da Educação. Na oportunidade, durante encontro com o secretário da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Marcus David, a reitora realizou a entrega de um quadro com fotografias da FURG. “Existe um espaço na Secretaria que ostenta uma galeria com quadros das universidades federais, e lá, não havia um quadro da FURG”, completa a gestora.

Conselho Nacional de Educação

Na condição de presidenta da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), Suzane também participou do Pleno do Conselho Nacional de Educação (CNE), a convite da organização. Na ocasião, a reitora apresentou as demandas da entidade e contribuiu para o debate sobre a formação de professores, destacando a importância na retomada das audiências públicas do CNE para discutir diretrizes curriculares de forma ampla pelas instituições formadoras e entidades.

Suzane permanece na direção da Anfope até o dia 12 de maio.

 

Galeria

Gestora participou de reuniões ao lado da diretora do HU, Sandra Brandão

Divulgação