Ao longo desta última terça-feira, 8, a reitora Suzane Gonçalves cumpriu uma série de agendas em Brasília. Na ocasião, a gestora retomou junto a autoridades nacionais algumas conversas em andamento sobre captação e execução de recursos voltados à expansão e consolidação das ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação da FURG.
FURG se despede do professor Wellington Freire Machado; aulas estão suspensas em SVP
FBOT inicia jornada rumo ao mundial de robótica
Aluno do Laboratório de Superfícies faz intercâmbio de três meses na Espanha
Ao lado da diretora do HU-FURG/Ebserh, Sandra Brandão, a reitora apresentou os desafios relacionados a finalização da área acadêmica da saúde. “Nós tivemos a oportunidade de apresentar e discutir alguns dos desafios que a FURG vem enfrentando, principalmente com a falta de orçamento e da necessidade de um aporte para deixar o prédio da área da saúde em plenas condições de uso e devidamente seguro para todos os servidores e estudantes”, destaca Suzane.
Atualmente, o prédio da área da saúde é ocupado em dois andares, destinados para salas de aula. Restam em pendência a conclusão da climatização do prédio, bem como alguns reparos pontuais ocasionados pelo evento extremo que atingiu o Estado em 2024.
“O doutor Arthur Chioro colocou imediatamente toda a equipe da Ebserh à disposição para pensar em alternativas e soluções para superar as questões postas; e o deputado Alexandre, que é um grande parceiro da nossa Universidade, também se colocou à disposição para contribuir tanto com as ações da FURG como um todo, quanto àquelas relacionadas ao HU”, comenta a reitora.
MEC
No final do dia, Suzane cumpriu uma agenda junto ao Ministério da Educação. Na oportunidade, durante encontro com o secretário da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Marcus David, a reitora realizou a entrega de um quadro com fotografias da FURG. “Existe um espaço na Secretaria que ostenta uma galeria com quadros das universidades federais, e lá, não havia um quadro da FURG”, completa a gestora.
Conselho Nacional de Educação
Na condição de presidenta da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), Suzane também participou do Pleno do Conselho Nacional de Educação (CNE), a convite da organização. Na ocasião, a reitora apresentou as demandas da entidade e contribuiu para o debate sobre a formação de professores, destacando a importância na retomada das audiências públicas do CNE para discutir diretrizes curriculares de forma ampla pelas instituições formadoras e entidades.
Suzane permanece na direção da Anfope até o dia 12 de maio.