GOV.BR

Ebserh realiza a migração dos sites de mais seis hospitais vinculados para plataforma do Governo Federal

Na última semana, foram migrados os sites de quatro unidades da Rede Ebserh

A Rede Ebserh lançou, na quarta-feira, 11, novos portais para seis hospitais vinculados como parte do projeto de unificação de serviços digitais e canais do Governo Federal. A partir de agora, os sites dos hospitais de Rio Grande (HU-FURG/Ebserh), Curitiba (CHC-UFPR/Ebserh), Santa Cruz (Huab-UFRN/Ebserh), Campo Grande (Humap-UFMS/Ebserh), Santa Maria (HUSM-UFSM/Ebserh) e a maternidade de Natal (MEJC-UFRN/Ebserh) passam a integrar a plataforma gov.br. 

Notícias Relacionadas
A administração central da estatal já havia realizado sua migração em 2019 e iniciou a migração das unidades vinculadas na última semana, com quatro hospitais. Até dezembro deste ano, toda a Rede Ebserh integrará a nova ferramenta. Para o presidente da Rede Ebserh, Oswaldo Ferreira, "a nova plataforma busca aproximar, cada vez mais, instituição e população, dando mais clareza à sociedade quanto às atividades de gestão, assistência, ensino e pesquisa da empresa". 

A mudança vai facilitar a experiência do usuário na busca por informações institucionais. Uma das novidades é centralização de serviços do Governo Federal que, no caso da Rede Ebserh, disponibiliza páginas para essas atividades online no gov.br. Os hospitais podem ainda contar com uma ferramenta mais intuitiva para o internauta, leve, com leiaute moderno e padronizado, o que facilita a navegação pelo usuário em qualquer site em que ele estiver. 

Funcionalidades 

Dentre as vantagens do novo portal estão a economia em infraestrutura, concentração de serviços e informações num único local, e maior visibilidade e audiência para os portais integrados. O objetivo é oferecer acesso fácil para população e empresas, que poderão interagir durante as etapas dos serviços solicitados, reduzindo tempo e custos desnecessários. 

O novo modelo padrão reúne um grupo de conteúdos variáveis, apresentado na parte superior da capa. Os novos sites dos hospitais possuem notícias em destaque, seguidas de um banner rotativo com ações da instituição, galeria de fotos, atendimento ao cidadão, estrutura, história, Ouvidoria, participação social, cards de acesso a outros serviços, sempre respeitando a Lei de Acesso à Informação e alinhados às melhores práticas de transparência das instituições públicas do país. 

Sobre a Ebserh 

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. 

Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.