Na manhã desta sexta-feira, 25, durante reunião ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea) – que reúne a maior parte das autoridades administrativas -, foi aprovada, entre outras pautas pertinentes, a criação de seis novos cursos de graduação. Destes, três serão ministrados no campus Carreiros, dois serão ministrados em Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP), e um será ministrado em modalidade EaD.
Secom lança vídeo sobre como recuperar senha no Sistemas FURG; confira.
Programa Socializando a Leitura é homenageado pelo Instituto Afro Cultural Educacional Mães Negras
Professora aposentada relembra trajetória no Imef na sexta carta da ação “Instituições São Pessoas”
Sobre os cursos
Com oferta em Santo Antônio da Patrulha
- Tecnologia em Alimentos
Vinculado à Escola de Química e Alimentos (EQA), o curso será ofertado no campus FURG-SAP, com caráter presencial, disponibilizando 25 vagas com preenchimento integral via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e duração de seis semestres.
A criação do curso foi motivada pela identificação da demanda da sociedade por um curso superior de curta duração – três anos -, na área tecnológica. Além disso, outro fator que viabiliza a existência do curso é a presença de todo o corpo docente e infraestrutura necessárias para atender aos cursos de graduação em Engenharia Agroindustrial Industrias Alimentícias e Engenharia Agroindustrial Agroquímica, que serão aproveitados para o novo curso. O início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2024.
- Tecnologia em Processos Químicos
Também vinculada à EQA com oferta em FURG-SAP, o curso de Tecnologia em Processos Químicos tem caráter presencial, com a disponibilidade de 25 vagas, ingresso via Sisu e duração de seis semestres.
A motivação para a criação do curso é motivada também com as características citadas acima, fatores que possibilitam a existência do novo programa de graduação. O projeto pedagógico, por sua vez, apresenta uma introdução ao curso superior em Tecnologia em Processos Químicos, os campos de atuação profissional e a regulamentação da profissão. A ideia é, além de cumprir uma demanda local, formar profissionais capazes de atuar nas mais importantes empresas do setor de processos químicos. O início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2024.
Com Oferta EaD
- Bacharelado em Administração Pública (EaD)
Vinculado ao Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac), o curso de Bacharelado em Administração Pública será ofertado em modalidade de Ensino a Distância (EaD) e será disponibilizado nos polos de Cachoeira do Sul, Sobradinho, Novo Hamburgo, Picada Café, Sapiranga e Canguçu. O curso é composto por oito semestres para integralização curricular, com carga horária total de 3 mil horas e início das atividades previsto para o primeiro semestre de 2024.
O projeto pedagógico do curso está em conformidade com os dispositivos legais e dispositivos regimentares institucionais. Sua estrutura apresenta a contextualização do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); a organização didático-pedagógica, a estrutura administrativa-pedagógica e infraestrutura operacional. Seus objetivos atendem as Diretrizes Curriculares Nacionais, e propõem formar profissionais com conhecimento de Administração Pública, para atuação no âmbito federal, estadual e municipal. O público-alvo são os agentes públicos, atuantes na administração pública, que tenham concluído o ensino médio.
Com oferta em Rio Grande
- Bacharelado em Farmácia
A criação do curso surge a partir de uma proposta de colaboração e articulação de diferentes unidades acadêmicas que contribuirão mutuamente para um ensino integrado e multidisciplinar na formação de profissionais habilitados. O curso de Bacharelado em Farmácia visa suprir a necessidade e a exigência legal do profissional farmacêutico para o pleno funcionamento dos estabelecimentos de saúde; acrescenta-se também que visará a formação profissional centrada nos fármacos, medicamentos, produtos cosméticos, assistência e atenção farmacêutica, análises clínicas e toxicológicas, em prol do cuidado à saúde humana e animal e sua relação com o meio ambiente.
O curso tem caráter presencial, e será ofertado em turno diurno, com a disponibilidade de 30 vagas anuais e ingresso via Sisu. É vinculado à Faculdade de Medicina (Famed), com duração mínima de dez semestres; o início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2024.
- Licenciatura em Ciências Sociais
Vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi), o curso tem caráter presencial, com duração mínima de oito semestres e será ministrado em turno noturno. Ao todo serão disponibilizadas 40 vagas, com ingresso via Sisu; o início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2024.
A criação do curso está alinhada as necessidades educacionais contemporâneas. A proposta surge da colaboração entre a direção do Ichi e o Comitê Assessor de Sociologia, visando preencher uma lacuna importante na formação de profissionais comprometidos com a docência na Educação Básica.
A proposta é alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais, refletindo o compromisso com a inclusão, diversidade e educação em direitos humanos. Além disso, a atenção às Relações Étnico-raciais, Educação Ambiental e Libras demonstra sensibilidade às demandas sociais e culturais emergentes.
- Bacharelado em Educação Física
Vinculado ao Instituto de Educação (IE), em caráter presencial e com oferta anual, o curso de Bacharelado em Educação Física disponibilizará 40 vagas para ingresso anual e será ministrado em turno integral. A implementação do novo curso tem o objetivo de oportunizar a formação de profissionais considerando como princípio fundamental a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, buscando a produção do conhecimento e a reflexão sobre as práticas sociais vinculadas à cultura corporal.