O professor Flavio Manoel Rodrigues da Silva Júnior, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), foi nomeado como representante do Brasil no Comitê de Revisão de Produtos Químicos (CRC) da Convenção de Roterdã, tratado internacional das Nações Unidas que regula o comércio de substâncias químicas perigosas.
Reitora e vice-reitor apresentam servidores que receberão distinções na Assembleia Universitária 2025
HU-FURG realiza 191 atendimentos durante o mutirão do Dia E
Kata Consultoria Júnior apresenta resultados e reforça parceria com direção do campus FURG‑SAP
A Convenção de Roterdã é coadministrada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Seu objetivo é promover o compartilhamento de informações e o consentimento fundamentado prévio (PIC) no comércio internacional de pesticidas e produtos químicos industriais perigosos.
O Comitê de Revisão de Produtos Químicos (CRC), do qual o professor Flavio passará a fazer parte, é composto por 31 especialistas de diferentes regiões do mundo, indicados com base em sua competência técnica. O comitê analisa notificações de proibição ou restrição severa de substâncias feitas por países-membros, avaliando critérios científicos e regulatórios para recomendar sua inclusão no Anexo III da Convenção.
Além da recente nomeação para representação no CRC, o professor Flavio também integra o Grupo de Trabalho de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e presidiu a Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia entre 2019 e 2025.
"Essa designação representa o fortalecimento da ciência brasileira nos fóruns internacionais de regulação de substâncias perigosas. É uma oportunidade de contribuir com uma perspectiva técnico-científica do Sul Global para a governança ambiental planetária", afirma o docente. Saiba mais sobre as convenções acessando este link.