Em alusão ao Dia Mundial da Obesidade e ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, referente a data de 11 de outubro, a Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) por meio da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), alerta sobre a importância de uma boa alimentação, prática de atividades físicas e adoção de hábitos de vida saudáveis, os quais auxiliam na prevenção do surgimento de doenças crônicas e da obesidade, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida. O sedentarismo, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com excesso de fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias.
Colégio eleitoral organizou listas tríplices para provimento dos cargos administrativos da Universidade
Divulgado segundo chamamento de aprovados no Processo Seletivo Simplificado 2024/2
Divulgada abertura das inscrições para o Processo Seletivo Próprio 2025/1
Caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, a obesidade é causada por uma série de fatores, entre eles nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais. É possível identificar o excesso de peso baseando-se no índice de massa corporal (IMC). Este é um cálculo simples que permite avaliar o estado nutricional de indivíduos, dado por meio de uma classificação geral, obtido a partir de um valor estimado pela relação entre peso e altura, expresso em kg/m2. Para fazer o cálculo, basta dividir o peso pela altura ao quadrado.
Essa classificação tem diferentes pontos de corte que variam de acordo com a idade e sexo (menores de 19 anos de idade); de acordo com a idade gestacional (em mulheres grávidas) e entre idosos. Para a classificação do estado nutricional, são adotados os seguintes pontos de corte, segundo o valor do Índice de Massa Corporal do adulto:
- Menor que 18,5 - Baixo peso
- 18,5 a menor que 25 – Eutrófico ou peso adequado
- 25 a menor que 30 – Sobrepeso
- 30 a menor que 35 - Obesidade Grau I
- 35 a menor que 40 - Obesidade Grau II
- Maior que 40 - Obesidade Grau III