Diretor do Complexo de Museus da FURG, o museólogo Lauro Barcellos foi um dos agraciados com o Troféu Guri. Em sua 23ª edição, a premiação é tradicionalmente concedida pela RBS TV durante a Expointer, em Esteio.
Inscrições para apresentações de trabalhos e propostas de oficinas encerram no dia 15
Pesquisadora da FURG publica descoberta inédita de tubarão alaranjado
Curso de Licenciatura em Ciências Exatas da FURG SAP conquista nota máxima em avaliação do MEC
A cerimônia de homenagens aconteceu na Casa RBS, no Parque de Exposições Assis Brasil, na noite de terça-feira, 30, após um hiato de 2 anos em razão da pandemia. Os comunicadores Andressa Xavier e Pedro Ernesto Denardin conduziram a noite.
Considerado uma referência internacional pelo trabalho realizado como diretor do Museu Oceanográfico do Rio Grande, Barcellos recebeu a distinção com muita emoção. Relembrou a importância dos "mestres queridos" que o "iluminaram, ensinaram e tiveram a paciência de me levar da juventude até hoje, com todo esse ânimo, olhando para o mundo e para as pessoas". Entre os nomes citados em seu discurso, estiveram Eliézer de Carvalho Rios, Judith Cortesão e Francisco Martins Bastos.
Criado há 24 anos, o Troféu Guri busca valorizar nomes gaúchos que contribuem para o desenvolvimento do Estado e para a cultura do Rio Grande do Sul. Além de Lauro Barcellos, outras 11 personalidades foram homenageadas pelo Grupo RBS, por se destacarem em suas atividades e ajudar a levar a marca do Rio Grande do Sul para além de suas divisas. Neste ano, os homenageados representam áreas como agronegócio, música, tecnologia, saúde e inovação.
Duas distinções póstumas foram entregues em memória de profissionais que faleceram neste ano: Armindo Antônio Ranzolin e David Coimbra.
Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.