SAÚDE

Diabetes Mellitus é tema de jornada no HU-Furg

O evento é voltado aos profissionais e acadêmicos da área da Saúde, bem como ao público em geral

Em 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, para comemorar a data o Centro Integrado de Diabetes (CID) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e a Escola de Enfermagem (EEnf/FURG) realizam a sexta edição da Jornada Multiprofissional de Educação em Diabetes Mellitus. O evento será realizado em 08 de novembro, das 8h às 18h, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, Campus da Saúde.

Notícias Relacionadas

O público-alvo são os profissionais da área da saúde ou de outras instituições: Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Educação Física, Nutrição e Psicologia. O evento também é aberto aos estudantes de graduação e de pós-graduação da área da Saúde, bem como ao público em geral interessado em discutir a temática. As inscrições serão realizadas no saguão do Anfiteatro no dia do evento, a partir das 8h. A taxa de inscrição é um pacote de fraldas descartáveis adulto, tamanhos M ou G, que será doado ao Banco de Fraldas do HU-Furg e revertido aos pacientes internados. Será disponibilizado certificado aos participantes, mediante a participação plena. Confira a programação:

MANHÃ:

8h - CREDENCIAMENTO

8h30 - CERIMÔNIA DE ABERTURA

09h - Conferência Magna: "20 anos do Centro Integrado do Diabetes: a importância da equipe multiprofissional", com o Professor Dr. Ivaldir Sabino Dalbosco – (Famed/Furg)

09h30 - INTERVALO

09h45 - Mesa-redonda: "A interface do cuidado clínico frente às cardiopatias e doenças renais do diabetes", com o Professor Carlo Schmidt Baldoni (Famed/Furg) e a Medédica MSc. Fabiane Fogaça Espírito Santo (HU-Furg/Ebserh)

10h40 - Mesa-redonda: "Cuidados com os pés: da prevenção a reabilitação", com o Fisioterapeuta Especialista José Sidney Dias Júnior (Faculdade Anhanguera Educacional) e a Terapeuta Ocupacional Ananda Fernandes (HU-Furg/Ebserh)

TARDE:

13h30 - Conferência: "Retinopatia diabética e a complexidade do cuidado em família", com o Médico Guilherme Barros Zanotta (HU-Furg/Ebserh)

 

14h25 - Conferência: "O cuidado multiprofissional no DM1", com a Nutricionista Especialista Larissa Simões Menezes (HU-Furg/Ebserh); a Médica Luciele Cristofari Torres de Lima e a Psicóloga Especialista Milena Campello Lemos (HU-Furg/Ebserh).

15h20 - INTERVALO

15h40 - Mesa-redonda "A importância da família e da rede de apoio no cuidado, na prevenção e na educação do diabetes mellitus", com profissionais das RIMHAS: Enfermeira Andriara Canez Cardoso, Psicóloga Stella Santos Junqueira e Profissional de Educação Física Daiana Carvalho Borges; e profissionais da RSF:  Enfermeira Daiane Farias da Silva e Enfermeiro José Ricardo Guimarães dos Santos Junior

16h40 - Conferência: "Atualização em feridas: perspectivas de cuidado com o pé diabético e neuropatias de extremidades". Oficina prática de curativos/coberturas, com a Enfermeira Estomaterapeuta Nadja Helena Cordeiro Durans (HU-Furg/Ebserh)

 18h – ENCERRAMENTO

Sobre o CID e o Diabetes Mellitus

O CID completou 20 anos de atendimento à população em setembro de 2019 e conta com uma grande equipe multiprofissional, que faz cerca de 1,7 mil atendimentos por mês. Os profissionais são das áreas: Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica, Cardiologia, Oftalmologia, Nefrologia, Cirurgia Vascular, Psiquiatra, Enfermagem, Periodontia, Nutrição, Educação Física e Psicologia. Na área do ensino, participam graduandos da Faculdade de Medicina (FaMed/Furg) e da Escola de Enfermagem (EEnf/Furg), residentes do Programa de Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cardiometabólica do Adulto (RIMHAS), bem como médicos residentes do HU e da Santa Casa. Eles trabalham questões relativas ao diabetes mellitus, auxiliando na autonomia, autocuidado e adesão ao tratamento.

Os sintomas mais frequentes do diabetes mellitus são sede e fome excessivas, emagrecimento, cansaço, desânimo e feridas que não cicatrizam. Na maioria dos casos, a doença surge sem sintomas, por isso, é importante atentar aos fatores de risco como histórico familiar de diabetes, obesidade, sedentarismo, hipertensão arterial, dislipidemia, parto de bebê com peso superior a quatro quilos ou ter recebido o diagnóstico de diabetes gestacional ou de síndrome dos ovários policísticos.  Ao perceber algum destes sinais, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do seu bairro. Ou, em casos de emergência procurar o hospital mais próximo. Outras informações no Centro Integrado do Diabetes (CID), pelos telefones (53) 3233-8876 / 3233-0223.