EAD

Destaque entre as Instituições Federais, FURG é recredenciada para a oferta de cursos EaD por dez anos

Conceito de excelência pelo MEC garante atuação na EaD até 2032

O reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) à qualidade do trabalho desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na Educação a Distância (EaD) culminou com o maior cenário possível para a sua continuidade: mais dez anos de autorização para os cursos e programas de EaD. A formalização, publicada no Diário Oficial da União em 7 de março, é consequência de uma série de análises técnicas no período de 2014 a 2021. Pela qualificação de suas atividades, a Universidade, então, está autorizada pelo MEC até 2032, quando passará por nova rodada de avaliações.

Notícias Relacionadas

O processo de recredenciamento é periódico e busca verificar as condições institucionais para atuação na EaD. A FURG, avaliada em sua infraestrutura, planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento e políticas acadêmicas e de gestão, obteve a nota cinco, o maior conceito possível. Nesse processo, a universidade passou por avaliação local de recredenciamento, de 22 a 24 de abril de 2019. A comissão designada pelo MEC analisou presencialmente todas as áreas da instituição e questões específicas para a modalidade a distância.

Embora o conceito institucional atribuído pelo MEC seja referente à Educação a Distância – a avaliação de recredenciamento para os cursos presenciais está em curso –, a nota representa a estrutura de toda a universidade, explica a recenseadora institucional da FURG, Rosaura da Conceição: “A avaliação traduz o que a instituição vem desenvolvendo. É um processo completo e complexo”. Envolve desde a produção acadêmica e a titulação docente, até questões referentes à acessibilidade, à biblioteca e ao acesso à Internet.

O diferencial dessa etapa de recredenciamento, explica o diretor de Avaliação Institucional da FURG, Luiz Eduardo Nery, é a concessão do prazo de 10 anos, consequência da obtenção do conceito de excelência. “A FURG possui capacidade máxima para oferta de cursos a distância”, sintetiza. Quanto maior a nota, por mais tempo a instituição é aprovada para desenvolver as suas atividades na EaD, até a realização de nova avaliação. O período de concessão varia de três a dez anos, quando a nota é superior ou igual a três, a depender da organização acadêmica (faculdade, centro ou universidade). Até o momento, a FURG é a única instituição pública do Rio Grande do Sul com esses resultados. Em nível nacional, outras sete universidades federais, entre 68, estão no mesmo patamar.

Cultura da EaD em Expansão
Impulsionado pelos resultados positivos, o movimento institucional para a Educação a Distância na FURG, antecipa a secretária de EaD, Zélia do Couto, é a elaboração de um plano de mobilização com unidades acadêmicas que ainda não atuam na modalidade. O objetivo é possibilitar novos cursos de graduação e de tecnologia e expandir a EaD para os campi fora de sede (São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha).

Nesse processo, tendo em conta a experiência da comunidade acadêmica durante a pandemia de Covid-19, serão criadas estratégias de formação para as especificidades da EaD, seus padrões de qualidade e as suas distinções com o modelo de Ensino Remoto Emergencial. “Queremos criar ações de mobilização da cultura digital, para que se tenha uma cultura de EaD. Isso significaria manter os padrões de qualidade e os referenciais institucionais, o que a FURG entende como indispensável”, explica a secretária de EaD.

Educação sem Distância
O empenho da FURG para a democratização do acesso à educação com o apoio das tecnologias de comunicação e informação remonta a diversas iniciativas desde 1993. A partir de 2007, com os projetos de interiorização, principalmente pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a FURG contabilizou 3 mil egressos, em formações proporcionadas em 24 polos de apoio presencial no interior do Estado, com 51 ofertas, entre aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação. Atualmente, a universidade mobiliza cerca de 1,3 mil estudantes nos cursos EaD.