PALESTRA

“Desafios de ser mulher no cenário atual” foi tema de evento nesta segunda-feira, 30

Atividade foi proposta pelo Gepegs e lotou o Anfiteatro do HU-FURG

Foto: Tabaquara Cruz Filho/Divulgação

Nesta segunda-feira, 30, o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Enfermagem, Gênero e Sociedade (Gepegs) da Escola de Enfermagem (EEnf) da FURG promoveu um evento voltado para debater o papel da mulher na sociedade atual. Na ocasião, esteve presente a jornalista e ex-candidata à presidência do país Manuela d’Ávila, que apresentou a palestra “Gênero, política e resistência: desafios de ser mulher no cenário atual”. A reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias compôs a mesa de abertura, e esteve presente pelo resto da atividade, ao lado de estudantes, professores e técnicos dos mais variados setores da instituição.

Notícias Relacionadas

Na abertura do evento, a reitora ressaltou a importância do tema que abarcou todas as áreas do conhecimento “especialmente no momento em que vivemos um índice de violência, de várias formas, a mulher”, pontuou a professora. Em sua fala, Manuela chamou atenção para as questões sociais ligadas ao que se chama popularmente de “papel da mulher”, e, consequentemente, quais reflexos desse pensamento. “O debate moral sobre o papel da mulher só existe para legitimar determinados comportamentos sociais e econômicos. Em situações de crise isso desaparece, como na segunda guerra mundial, quando nós (mulheres) fomos convocadas porque era preciso contar com o maior número possível de pessoas” discursou a jornalista.

No mais, a palestrante também chamou atenção para o tipo de resistência e feminismo praticado pelas mulheres. “É impossível dizer que dá para resistir ao que é imposto para nós, excluindo ou minimizando o que as demais mulheres fazem, ou, ainda, as responsabilizando pelos fracassos alheios”, afirmou ela. Segundo a professora Camila Silva, uma das organizadoras do evento e vice-líder do Gepegs, a promoção desse tipo de discussão é importante para que se possa começar uma reflexão sobre o que significa ser mulher e ser homem na sociedade atual.  “A questão de gênero é transversal a todas as áreas”, complementa a professora Marina Mota, também integrante do grupo.

Por fim, Manuela abriu espaço para que os presentes pudessem tirar suas dúvidas, dando início a um debate acerca dos assuntos previamente propostos, incluindo a participação de estudantes de diversas áreas da FURG, assim como, também, professores e técnicos da instituição.

O grupo de pesquisa

O Gepegs, com atuação desde 2005, reúne professores e estudantes de graduação e pós-graduação para estudo de questões de gênero no âmbito da Enfermagem. As temáticas variam em temas como violência, empoderamento, entre outros. As professoras Camila Silva e Marina Soares Mota, também ministram a disciplina optativa Enfermagem, Gênero e Sociedade no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da FURG. Nos dias 4 e 5 de novembro o grupo promove a II Mesa redonda sobre violência doméstica e sexual contra a mulher, com o tema “rede de apoio, atuação multiprofissional, avanços e desafios”.

 

Galeria

Evento lotou Anfiteatro do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr (HU-FURG)

Hiago Reisdoerfer/Secom