Durante a comemoração dos 289 anos da cidade do Rio Grande, celebrada nesta última quinta-feira, 19, a Prefeitura Municipal realizou a já tradicional entrega das medalhas aos novos membros da Ordem de Silva Paes, a maior honraria concedida pela cidade. Na oportunidade, três membros da comunidade acadêmica da FURG foram agraciados com a homenagem: a reitora Suzane Gonçalves, no grau de Comendador; a procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto à FURG, Anai Teresinha; e o coordenador pedagógico do Centro de Convívio dos Jovens do Mar (CCMar), Guy Barcellos, no grau de Oficial.
Divulgado resultado final dos editais Próprio e Educação do Campo; confira
Projeto Cuidoteca abre inscrições para interessados
SISU: FURG divulga Classificação Geral da Lista de Espera, Edital e 1ª Convocação da Lista de Espera 2026
Realizado em frente ao monumento ao fundador do Rio Grande, o brigadeiro José da Silva Paes, na Praça Xavier Ferreira, o ato especial de aniversário da cidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, como o deputado federal Alexandre Lindenmeyer; o deputado estadual Halley Lino de Souza; o comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante José Achilles Abreu Jorge Teixeira; o presidente da Câmara Municipal, Rogério Gomes; além do vice-reitor da FURG, Ednei Primel, acompanhado pela equipe de pró-reitores da Universidade.
Além dos três nomes ligados à FURG, outras 14 pessoas e instituições receberam a homenagem: a equipe de remadoras sobreviventes do câncer de mama do Rio Grande, Panapaná Dragon Boat Rio Grande; a equipe de futebol feminino mais antiga do Estado, S.C Rio Grande Futebol Feminino; o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), pela parceria na capacitação da Defesa Civil para eventos climáticos; o radialista e jornalista Luis Gustavo Manhago; Guilherme Weska de Lemos, pela ajuda de longa data ao Executivo Municipal; a Capitania dos Portos; o musicista Heitor Teixeira Pereira; a Igreja Batista Independente Canalete; e a atriz Grace Mattos Gianuca, no grau de Cavaleiro.
No grau de Oficial, também receberam a honraria a soldado da Brigada Militar, atual coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Rio Grande, Giovana Duarte Musseli; e o comandante da Capitania dos Portos, Gutemberg da Silva Ferreira.
No grau de Comendador, ao lado da reitora, receberam a medalha a promotora do Ministério Público do Trabalho, Cristina Gerhardt Benedetti; e o diretor da Federação Única dos Petroleiros, Joacir Pedro.
Por fim, no grau de Grande Oficial, foi agraciado o deputado federal Alexandre Lindenmeyer.
Sobre o evento
O início da cerimônia foi dado pela prefeita Darlene Pereira, Grã Mestra da Ordem de Silva Paes, acompanhada pelo Chanceler da Ordem e diretor do Complexo de Museus da FURG, Lauro Barcellos, para a entrega das homenagens. Em sua fala, a chefe do Executivo Municipal destacou a relevância da honraria, que recorda os agraciados sobre os desafios impostos pela modernidade, no combate à injustiça social e ao descaso ambiental, por exemplo.
“Silva Paes nos ensinou: ‘se quem manda não tem quem execute suas ordens, pouco importa se ele é César, porque suas ações serão sempre desgraçadas’. Isso é um lembrete de que a união é a nossa melhor ferramenta. A medalha que entregamos hoje é um compromisso com esses ideais”, discursou a prefeita.
Em sua fala, Barcellos recordou um pouco do passado histórico da cidade. “Ao olharmos para trás, relembramos do Brigadeiro Silva Paes, que mais do que um militar nascido em Lisboa, foi um nobre engenheiro com notável capacidade técnica e imaginação. Foi ele o grande estrategista e estruturador do Brasil meridional; foi ele quem pensou nas nossas fronteiras austrais, nas fronteiras ao sul, na expansão do que era o Brasil; foi ele a pessoa que chegou aqui e entendeu que tudo isso aqui precisava de uma garantia, precisava de segurança. E foi este grande homem que conseguiu mobilizar todas as forças possíveis naquela época, já em 1730, quando estávamos preparando já a ocupação do sul do Brasil, culminando em 1737 com a fundação da nossa cidade”, contou o chanceler da Ordem.
Ainda em seu discurso, Barcellos dedicou homenagens à figura, pois, alem de erguer fortificações ao redor do território, criou a primeira unidade administrativa do Rio Grande do Sul e foi o maior incentivador da povoação desta terra.
Sobre a Ordem
Criada pelo prefeito Abel Dourado na década de 1980, a Ordem de Silva Paes é uma homenagem que se propõe a sustentar o espírito de coletividade, destacando a importância das pessoas para a transformação e o desenvolvimento da cidade. Sua fundação remonta à Ordem de Cristo, comenda portuguesa recebida pelo Brigadeiro Silva Paes. Os homenageados são escolhidos pelos próprios conselheiros que, após votação secreta, apresentam os nomes ao Grão-Mestre para homologação da lista.
Reabertura do Museu da Cidade do Rio Grande
Também durante as festividades de aniversário, foi realizada a reabertura oficial do Museu da Cidade do Rio Grande, fechado por tempo indeterminado após os impactos causados pela enchente de 2024. De acordo com informações da Prefeitura Municipal, o espaço funcionará das 9h às 12h e das 13h às 17h, junto à Receita Federal, no Prédio da Alfândega.
De acordo com Lauro Barcellos, a reconstrução foi totalmente capitaneada e custeada pela Fundação Cidade do Rio Grande. “Esse aniversário carrega um simbolismo ainda maior, pela reabertura do nosso belo Museu da Cidade, que guarda o DNA da nossa cidade e foi severamente atingido pela tragédia climática de 2024”, comentou o diretor.