Um espaço de reflexão, formação continuada e acolhida aos docentes ingressantes na universidade. Assim foi o primeiro dia da edição inaugural do curso Pedagogia Universitária: Diálogos Iniciais, promovido nesta terça-feira, 19, no auditório da Sead, pelas pró-reitorias de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep) e de Graduação (Prograd), através do Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica (Profocap).
Participantes já podem conferir os locais de prova
Em reunião com Secretaria do Cassino, FURG prepara ações no balneário
Proiti realiza consulta sobre uso de tecnologias de informação e inteligência artificial
O acadêmico Gabriel Xavier deu início às atividades da manhã com uma apresentação musical. A mesa de abertura do evento contou com a presença dos pró-reitores Renato Dias (Graduação), Daiane Gautério (Assuntos Estudantis) e a pró-reitora em exercício Carla Amorim (Extensão e Cultura). Cada um promoveu as boas-vindas aos novos servidores e explicou as funções e particularidades de seus setores.
"Este ano a nossa universidade está em júbilo, estamos completando 50 anos de uma bela trajetória que foi alicerçada aqui em Rio Grande", disse o professor Dias. "O novo perfil do docente é o de ser um gestor, que contribui muito com a gestão de universidade. Pensamos esse curso para situá-los e repassar essa ideia de pertencimento à nossa universidade, algo que é muito caro para nós. Vocês passarão por um processo de discussão em suas unidades acadêmicas para repensar a estrutura que foi criada há dez anos na FURG", concluiu o pró-reitor.
"Assumir uma vaga em uma universidade pública tem um significado muito grande. Precisamos de recursos humanos para fazer uma FURG de qualidade", disse Carla.
As atividades seguem nesta quarta, 20, e quinta-feira, 21, com palestras e mesas redondas abordando desafios pedagógicos, políticas estudantis, avaliação institucional e outros temas.
O que é o Profocap
Previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI (2007-2010), o Profocap é uma atividade permanente vinculada à Prograd. Foi implantado em 2008 e, desde então, foram realizadas diversas atividades envolvendo a comunidade universitária, especialmente os docentes da instituição. O objetivo geral é viabilizar um espaço de estudo e discussão de temáticas relativas à ação docente no Ensino Superior, aprofundando e produzindo novos conhecimentos.