INGRESSO

Curso de Educação do Campo da FURG está com inscrições abertas

Com oferta no Campus São Lourenço do Sul, curso forma educadores para atuação na área rural

Um curso que forma educadores para atuação nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e na gestão dos processos educativos das escolas do campo. Essa é a proposta do curso de Licenciatura em Educação do Campo, que está com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro. O curso tem duas ênfases: Ciências da Natureza e Ciências Agrárias e oferta 30 vagas para o Campus São Lourenço do Sul.

Notícias Relacionadas
A graduação é realizada em regime de alternância entre o tempo-escola - em que os estudantes concentram 15 dias de atividades de estudo na universidade - e o tempo-comunidade, em que retornam para sua vivência no campo. A proposta prioriza a troca de conhecimentos entre a universidade e o campo.

O público-alvo é, preferencialmente, pessoas que tenham ligação com o campo, a exemplo de jovens e adultos moradores de áreas rurais, professores de escolas do campo, profissionais com experiências em educação vinculados a movimentos sociais ou sindicais do campo, populações campesinas, ribeirinhos, agricultores familiares, assentados, caiçaras, extrativistas, quilombolas, pescadores artesanais, atingidos por barragens e aqueles que pretendem atuar na educação do campo. Os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio ou ter previsão de conclusão até a data da matrícula.

O processo seletivo é composto por uma prova de redação e três questões dissertativas que envolvem conhecimentos de Ciências e Matemáticas. O edital prevê a aplicação das provas no dia 25 de abril, nos municípios de São Lourenço do Sul, Camaquã e Canguçu.  Em função da Covid-19, a universidade poderá adiar ou cancelar a realização das provas caso não haja segurança para realização de prova nos municípios indicados no edital. Mais informações podem ser obtidas no edital do processo. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pela internet, no site da Coperse.