Na noite da última segunda-feira, 2, o Curso de Direito da Faculdade de Direito (Fadir) recebeu pela sétima vez o Selo OAB Recomenda; nesta edição, apenas onze universidades do Rio Grande do Sul foram contempladas com o reconhecimento, sendo a FURG uma delas. O ato contou com a participação do Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa; e da coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do TRT4, desembargadora Luciane Cardoso Barzotto, que, em seguida, ministraram uma palestra sobre resolução de conflitos por meio de métodos consensuais.
Também participaram da entrega o vice-reitor, Renato Duro Dias; a diretora da Fadir, Elisa Celmer; o coordenador do curso de Direito, Thelmo de Carvalho Teixeira Branco Filho; e o presidente da OAB Subseção Rio Grande, Ary Silva Jr.
Reitora e vice-reitor apresentam servidores que receberão distinções na Assembleia Universitária 2025
HU-FURG realiza 191 atendimentos durante o mutirão do Dia E
Kata Consultoria Júnior apresenta resultados e reforça parceria com direção do campus FURG‑SAP
Em seguida, das mãos do presidente Ary e do Vice-reitor Renato Duro Dias; o coordenador do Curso de Direito da FURG recebeu a placa alusiva ao Selo OAB Recomenda. O reconhecimento destaca os cursos de Direito do país que atingem excelência no desempenho de dois critérios: a nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enem); e o índice de aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
“Este momento é de muito simbolismo para mim, pois sou egresso dessa faculdade. Voltar aqui depois de 25 anos, como presidente da subseção de Rio Grande, para entregar o selo OAB Recomenda me permeia de muito orgulho. É fato que a quantidade de faculdades que oferecem o curso de direito em nosso país explodiu nos últimos 20 anos, causando uma saturação no mercado de trabalho. O Exame aplicado pela OAB é, portanto, um filtro para que tenhamos uma advocacia de qualidade e forte. Por isso defendemos que o Exame é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados pelos advogados e advogadas inscritos em nossos quadros. É um compromisso da OAB entregar à sociedade profissionais qualificados, para isso é imprescindível que tenhamos Universidades comprometidas com o Ensino jurídico de qualidade. Assim foi criado o Selo OAB Recomenda, com o objetivo de reconhecer as Instituições de Ensino Superior que se destacam na aprovação de bacharéis no Exame”, discursou o presidente Ary.
Para o vice-reitor, que também faz parte do quadro docente da Fadir, o reconhecimento destaca não só o compromisso da Faculdade de Direito da FURG com o ensino superior, mas com a sociedade, uma vez que o processo de formação profissional não impacta apenas o estudante, mas sim todos aqueles com quem ele compartilha seus conhecimentos, seja por meio da atuação profissional ou não. “Neste momento, que estamos celebrando um trabalho coletivo, é muito importante destacar que essa excelência só se faz presente a partir da presença nos espaços dos sistemas de justiça. Nos dignifica muito receber este selo, pois sabemos que este não é um mérito exclusivo dos professores, mas, fundamentalmente, dos nossos discentes, que são dedicados e qualificados, justamente por entenderem a extrema relevância da atuação profissional que os espera adiante”, comentou Renato.
Por sua vez, o coordenador do curso frisou o trabalho conjunto de professores, estudantes, gestores e pesquisadores, responsáveis pelo sucesso reconhecido com o Selo OAB Recomenda. “Muito me honra receber de forma simbólica este reconhecimento; no próximo ano estaremos cada vez mais buscando nos aprimorar, incentivando os estudantes a atingirem um desempenho cada vez melhor”, manifestou Thelmo.
Em seguida, foi dado início à palestra Métodos Consensuais de Solução de Disputas na Justiça do Trabalho, mediada pela Vice-diretora da Fadir, Vanessa Caporlingua.
Selo OAB Recomenda
Criado em 1999, o Selo OAB Recomenda foi instituído pelo Pleno do Conselho Federal, e se constitui como uma das ferramentas da Ordem pela proteção da educação jurídica no país. Junto com o Exame de Ordem Unificado (EOU), este reconhecimento, segundo a própria OAB, é um dos instrumentos fundamentais para a garantia da qualificação dos profissionais de direito no Brasil. A chancela é concedida a cada gestão do Conselho Diretor, tendo sua primeira edição realizada em 2001.