A FURG realiza, entre os dias 26 e 29 de outubro, a I Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Tecnociência Solidária. O evento virtual contará com a participação das pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proexc), Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) e de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti). As transmissões ao vivo acontecem diariamente a partir das 19h, pelo canal da universidade no YouTube.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
A cerimônia de abertura da Semana será no dia 26, com a presença do reitor Danilo Giroldo e dos pró-reitores Eduardo Secchi (Propesp), Danúbia Espíndola (Proiti) e Daniel Prado (Proexc).
A programação acompanha a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, sendo dividida em temas distintos. A quarta-feira, 27, será voltada à Tecnociência Solidária. A professora Aline Mendonça apresenta a palestra "A Rede de ITCPs e as Tecnologias Sociais", sob a mediação da professora Liandra Caldasso. Aline é pesquisadora e extensionista da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), coordenadora do Programa de Pós Graduação em Política Social e Direitos Humanos da UCPel, e também compõe a coordenação colegiada da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (Rede ITCPs).
O dia 28 abordará o tema Ciência. As professoras Cristina Russi, do Departamento de Processos Químicos do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e Gleyci Moser, da Faculdade de Oceanografia da Uerj, apresentam a palestra "Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e sua importância nas pesquisas científicas". A moderação ficará a cargo do pró-reitor Eduardo Secchi e do Diretor de Pesquisa da Propesp, Leandro Bugoni.
Na noite de encerramento, sexta, 29, a Proiti aborda o tema Tecnologia e Inovação com a palestra "Inovação - a universidade como vetor de desenvolvimento local". Os palestrantes serão Clarissa Stefani Teixeira, professora da Universidade Federal de Santa Catarina e líder do grupo de pesquisa Via Estação Conhecimento, e Luzi Carlos Pinto da Silva Filho, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, secretário Municipal de Inovação de Porto Alegre e coordenador do Pacto Alegre na capital. O diretor do Oceantec - Parque Científico e Tecnológico da FURG, Artur Gibbon, será o mediador na conversa.
Impactos da pesquisa
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi instituída pelo decreto presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O evento conta com a colaboração e participação das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Secretarias de Ciência e Tecnologia, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.
A finalidade da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.
Após 17 edições, a SNCT tornou-se política de estado, que permite debater, estimular e realizar atividades de popularização da CT&I e desenvolver a cultura científica nas escolas, universidades, comunidades, museus, instituições científico-culturais e locais públicos em todo o Brasil.