Quem vê de longe, poderia se enganar e pensar que o que resume a formação universitária são os encontros com professores em uma sala de aula. As instâncias de ensino são mesmo essenciais, mas indissociáveis da pesquisa e da extensão. Juntos, ensino, pesquisa e extensão compõem o tripé de sustentação do ensino superior.
FURG divulga 5ª convocação da Lista de Espera SISU 2024
Recurso de Engenharia de Produção é deferido pelo MEC e curso obtém conceito máximo
Comprovantes de matrícula da 4ª Convocação da Sisu já estão disponíveis
Alguns projetos são parte de programas educacionais do Ministério da Educação, outros, iniciativas da própria universidade.
Pibid – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) existe desde 2007 e busca valorizar o magistério e a formação de professores. É uma iniciativa do Ministério da Educação, para o qual as universidades devem elaborar projetos de iniciação à docência. A partir de então é estabelecido um elo entre a universidade e a rede pública e os alunos dos cursos de Licenciatura fazem estágio nas escolas das redes estadual e municipal, para o qual recebem uma bolsa.
Assim, os futuros professores se aproximam desde cedo da rede pública de ensino. Tudo é acompanhando pelos professores da universidade e das escolas. Na FURG o Pibid apoia a formação de estudantes dos cursos de Licenciatura e contribui para elevar a qualidade da educação básica nas escolas públicas.
Ceamecim – Um projeto que teve início em 1981 como Clube de Ciências aproximou, desde o princípio, estudantes da Licenciatura de Ciências com estudantes do ensino básico. Com o tempo a proposta se consolidou, envolveu a Matemática e hoje o Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim) atua na formação de professores de Ciência e Matemática não só no âmbito da FURG, pois com seus eventos e formações, contribui em âmbito estadual. Seus princípios são a cooperação, interação, reflexão e construção pedagógica. Uma equipe que envolve docentes e estudantes atua em diversos projetos e ações, com diferentes núcleos de pesquisa para promover as mais diversas ações de formação docente.
Gese – Um dos grupos de pesquisa que surge no âmbito do Ceamecim é o Gese – Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola. Com o início de suas atividades em 2000, o grupo realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão para promover conhecimentos sobre a promoção, respeito e valorização da diversidade sexual, orientação sexual e identidade de gênero, especialmente nas escolas. Por isso, já ofereceram cursos, em parceria com MEC, para profissionais da educação em escolas de todo o cordão litorâneo - Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Mostardas e Rio Grande. Para a sensibilização e formação para a temática, o grupo promove eventos, mostras, cursos e projetos.
CFOP –O Centro de Formação e Orientação Pedagógica (Cfop) da FURG existe desde 2002 com o objetivo de desenvolver metodologias inovadoras para a educação, elaborar instrumentos pedagógicos e materiais didáticos, integrar as diferentes áreas de formação de professores, entre outros. É no âmbito do CFOP que se desenvolve o Pibid, por exemplo.
O CFOP dispõe de uma estrutura física que abriga o Laboratório de Ensino e Prática Docente (saiba mais abaixo), duas salas de aula com telas interativas e também salas de permanência de professores.
LEPD - O Laboratório de Ensino e Prática Docente, que funciona no CFOP, é um espaço para a integração entre acadêmicos e educadores para a produção de conhecimento e da prática docente. Neste laboratório são feitos experimentos para o ensino e elaboração de materiais pedagógicos, que podem inclusive ser utilizados pelos estudantes quando fazem seus estádios nas escolas.