TRANSPARÊNCIA

Congresso Institucional de Avaliação e Planejamento teve início nesta terça-feira, 13

Evento acontece de forma totalmente remota e as atividades se estendem até o dia 15

Com o tema "Aprender com o Passado, avaliar o presente, e projetar o futuro", teve início na manhã desta terça-feira, 13, o Congresso Institucional de Avaliação e Planejamento da FURG (Congriap). O evento tem como objetivo principal subsidiar o planejamento e a gestão da universidade visando à melhoria dos processos institucionais, apresentando as potencialidades e fragilidades apontadas na Autoavaliação Institucional, realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) em 2022, além de indicar sugestões para a elaboração do próximo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024-2028).  As atividades do Congriap se estendem até quinta-feira, 15, e acontecem de forma totalmente remota, possibilitando a multicampia.

Notícias Relacionadas
O primeiro dia contou com a transmissão no YouTube da FURG nos períodos da manhã e tarde. Compuseram a sala virtual da cerimônia de abertura o reitor Danilo Giroldo; o vice-reitor, Renato Duro Dias; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Diego da Rosa; além da  diretora de Planejamento da Proplad e representante da comissão organizadora do evento, Jozeneidi Costa Machado.

Jozeneidi iniciou a sua fala explicando toda a dinâmica e programação do Congresso, destacando também a participação da comunidade.  Segundo ela, até o momento da solenidade de abertura havia 650 inscritos no Congriap. Por fim, a gestora agradeceu toda a comissão organizadora e todas as unidades envolvidas na construção e execução deste evento.

Já o pró-reitor de Planejamento e Administração, Diego da Rosa, destacou que, para a construção do próximo PDI, há várias etapas.  Segundo ele o Congresso pode ser considerado a penúltima etapa da elaboração deste documento.

"Algumas são etapas extremamente participativas, que começam lá com o processo de Autoavaliação Institucional 2022. Depois, as unidades fizeram alguns debates e pesquisas específicas ao longo deste ano. Agora temos mais este momento de ouvir e falar, possibilitado pelo Congriap; logo após o Comitê Assessor de Planejamento (CAP) transformará todas essas ideias e possibilidades apresentadas em um documento para ser apresentado ao Conselho Universitário (Consun)", explicou Diego.

Para o vice-reitor, Renato Duro Dias, quando o assunto é avaliar e planejar os processos avaliativos, a universidade inova e cada vez mais se aperfeiçoa, a fim de garantir que as tomadas de decisão sejam realizadas de forma plural.  Ainda segundo ele, isto se reflete na significativa participação da comunidade dentro dos Grupos de Trabalho (GTs).

"São poucas universidades que optam por este formato de realizar um grande Congresso e parar um período para pensar estratégias, refletir e olhar para as suas fragilidades e potencialidades de maneira a envolver a comunidade na discussão", finalizou o gestor.

Em seu pronunciamento, o reitor Danilo Giroldo destacou a importância do Congriap para o processo de evolução da universidade e corroborou com as falas do vice-reitor e do pró-reitor de Planejamento.

"O Congresso acontece em um momento em que já houve um extenso trabalho prévio muito qualificado, coordenado pela CPA e pelas CIAPs locais, o que torna este momento muito rico para discutir os rumos da FURG. Estamos em um momento de avaliação de um PDI que inovou ao trazer um conjunto de indicadores, mas que certamente pode evoluir ainda mais. Não tenho dúvidas de que este Congresso, neste formato, a partir de todo o subsídio já produzido, certamente contribuirá para um PDI ainda mais avançado para os próximos cinco anos", reiterou.

Após o final da solenidade de abertura, o diretor de Avaliação institucional da FURG, Luiz Eduardo Maia Nery, apresentou um contexto geral dos resultados da Autoavaliação Institucional (2022/2023) e destacou os princípios orientadores que regem a construção de toda a avaliação e planejamento da universidade, estipulados no Programa Institucional e Planejamento (Piap).  Além disso, o gestor destacou a transparência na construção destes processos, bem como a possibilidade do envolvimento da comunidade neles.

 “O congresso é um claro exemplo de como a universidade lida com os processos de avaliação e planejamento”, enfatiza o diretor.

Na sequência, o evento seguiu com a apresentação dos resultados da execução do atual PDI (2019-2023) contemplando os 13 grandes eixos (temas) divididos em blocos de 15min e mais 5min para resolução de dúvidas surgidas no espaço de comentários da transmissão.  As discussões encerraram-se às 17h.

Programação dos próximos dias

14/06 - As discussões serão em Grupos de Trabalhos (GTs), por eixo temático do atual PDI. Nesta etapa, será utilizada a plataforma Google Meet.

15/06 - Neste dia, os relatos das contribuições dos GTs serão apresentados a fim de oferecer sugestões para a construção do próximo PDI (2024-2028), que serão analisadas pelo Comitê Assessor de Planejamento. Este encontro também será transmitido no canal da FURG no YouTube.

O que é o PDI?

No PDI são apresentados os objetivos que a universidade pretende atender no período de abrangência do plano, bem como um conjunto de estratégias para alcançá-los. Ele é importante porque é um documento oficial exigido pelo MEC. Nele estarão os objetivos e estratégias que servirão de base para as futuras ações que serão desenvolvidas na FURG nos mais diversos contextos (assuntos estudantis, ensino, pesquisa, infraestrutura, entre outros).

Sobre a CPA

A CPA foi instituída na FURG em 2004, em conformidade com a Lei nº 10.861/2004 – Sinaes, que estabelece a necessidade de cada instituição de ensino superior, seja ela pública ou privada, ter uma Comissão Própria de Avaliação. Porém, os processos avaliativos na universidade já eram realizados antes da criação da CPA.  Com caráter autônomo em relação aos órgãos e conselhos existentes na instituição, a CPA é responsável por avaliar a qualidade e eficiência das atividades acadêmicas e administrativas da universidade, objetivando a melhoria contínua da educação oferecida.

Para a execução de suas atividades, na FURG, a Comissão tem o apoio da Diretoria de Avaliação Institucional (Dai/Proplad).