Uma comitiva de reitores de universidades e institutos federais do Rio Grande do Sul esteve em Brasília nesta quarta-feira, 22, em reuniões com a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A agenda – para tratar dos cortes das verbas destinadas às instituições - foi organizada através de reunião com o presidente da Assembleia Legislativa Augusto Lara (PTB), com intermediação do deputado Estadual Edegar Pretto (PT).
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Nas duas reuniões, os representantes das universidades e institutos federais apresentaram as preocupações em relação ao bloqueio de 30% no orçamento, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) no final do mês de abril. A reitora Cleuza Dias fez parte da comissão que apresentou a situação das universidades do Rio Grande do Sul aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, David Alcolumbre (DEM-AP).
“Relatamos que o orçamento já não era suficiente, antes mesmo deste corte. Além disso registramos que o bloqueio impossibilita o desenvolvimento qualificado das atividades de ensino, pesquisa e extensão das universidades a partir do segundo semestre”, enfatizou a reitora Cleuza Dias.
De acordo com a reitora, a comitiva reforçou a importância de o Congresso Nacional defender o orçamento aprovado para as instituições, assim como a própria autonomia das universidades. “As duas reuniões foram muito positivas, já que a comitiva do Rio Grande do Sul foi recebida pelos presidentes destas duas importantes casas. Tivemos indicações de apoio de ambas para a liberação de recursos que atendam as demandas das instituições”, concluiu.
Também estiveram presentes nas agendas os senadores gaúchos Paulo Paim (PT) e Lasier Martins (PODE).
Andifes
Na terça-feira, 21, a reitora Cleuza Dias participou de encontro do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), onde foi discutido o contexto financeiro das universidades com a participação do secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior.