Nesta sexta-feira, 4, o Comitê de Eventos Extremos da FURG e o Centro Interinstitucional de Observação e Previsão de Eventos Extremos (Ciex), divulgaram o quarto boletim de análise e prognósticos sobre o comportamento dos níveis na Lagoa dos Patos. Neste documento, que compreende informações para o período de 4 a 8 de julho, a novidade é os dados para São José do Norte, após a reinstalação do linígrafo na cidade. Para acompanhar em tempo real a variação do nível nas estações da Rede de Monitoramento do Nível da Lagoa dos Patos, clique aqui.
FURG SAP participa da instalação do Conselho da Comunidade da Comarca de Santo Antônio da Patrulha
16ª Fitec conta com mais de 30 projetos destacando áreas como sustentabilidade, indústria 4.0 e biotecnologia
FURG assina protocolo de intenção com empresa japonesa para desenvolvimento sustentável
Por meio de quatro gráficos, o boletim apresenta a previsão do comportamento do nível da Lagoa dos Patos para o período observado. Em São Lourenço do Sul, a previsão indicou a possibilidade de um pico na manhã desta sexta-feira, 4, na ordem de 1,66, com variação de 0,12 m para mais ou para menos, em razão da prevalência de ventos do quadrante norte (N), com posterior tendência de diminuição dos níveis durante os demais dias monitorados.
A partir da manhã de sábado, 5, os níveis deverão permanecer abaixo da cota de inundação (1,48 m), considerando como referência a Praia das Nereidas, embora por volta das 12h dos dias 6 e 7, o nível volte a subir, porém, mantendo-se ainda assim abaixo da referência.
Em Pelotas, a previsão segue o mesmo padrão, indicando a possibilidade de um pico na manhã desta sexta-feira, 4, na ordem de 1,73 m, com variação de 0,12 m para mais ou para menos, seguido pela tendência de diminuição dos níveis durante os demais dias da previsão, quando os ventos serão predominantemente de Leste (E) e Nordeste (NE), favorecendo os fluxos de vazante da Lagoa dos Patos.
Para a cidade do Rio Grande, a previsão indica níveis com tendência de estabilidade ao do longo período, mantendo-se predominantemente abaixo da cota de inundação (0,80 m no cais do CCMar). Os ventos durante os dias observados serão predominantemente de Leste (E) e Nordeste (NE), favorecendo os fluxos de vazante do estuário da Lagoa dos Patos em direção à costa.
Para a cidade de São José do Norte, a previsão indica níveis com tendência de estabilidade ao longo do período, mantendo-se abaixo da cota de inundação (1,08 m). Os ventos para os dias observados serão predominantemente de Leste (E) e Nordeste (NE), favorecendo os fluxos de vazante do estuário da Lagoa dos Patos em direção à costa.
“Com a diminuição dos níveis no Guaíba, a tendência é que os níveis nas quatro cidades monitoradas voltem à normalidade ao longo da próxima semana”, explica a professora Elisa Fernandes, coordenadora do Ciex.
Confira o boletim na íntegra a seguir.