Na tarde desta segunda-feira, 13, o reitor Danilo Giroldo, juntamente com o Comitê de Avaliação e Prognóstico de Eventos Extremos da FURG recebeu a visita do deputado federal, Alexandre Lindenmeyer (PT). Na ocasião, também estiveram presentes o 1º suplente a deputado estadual, Halley de Souza e o vereador, Rovam Castro. A reunião aconteceu na sala de monitoramento, montada nos interiores do prédio da Secretaria de Comunicação da Universidade (Secom).
Portaria suspende atividades no campus Carreiros nesta sexta-feira, 6, a partir das 18h
Em Brasília, MEC reúne gestores de comunicação das Instituições Federais de Ensino
Estudantes do curso de Turismo e Eventos organizam a 2ª Conferência Municipal de Turismo de Santa Vitória do Palmar
Na oportunidade, a equipe de pesquisadores apresentou os 17 mapas de simulação de impacto atual, elencando as zonas consideradas críticas no município. Segundo o reitor, o modelo oferece precisão no prognóstico, garantindo à Universidade um cenário fidedigno para tomada de decisão. “Nós temos uma ferramenta que prevê com precisão o comportamento das cheias, portanto, estamos monitorando e temos conhecimento sobre o que está acontecendo no município e região" afirmou o Giroldo.
O modelo, segundo o Comitê, é uma importante ferramenta, que pode ser utilizada, inclusive, como balizadora para diversos projetos de gestão. Segundo Lindenmeyer, é extremamente necessário apresentar projetos bem estruturados, baseados na pesquisa e na ciência, para garantir recursos destinados à infraestrutura da cidade e das ilhas, como áreas de contenção, por exemplo.
Além do encontro com o Comitê, a comitiva do deputado visitou os alojamentos, preparados pela Instituição para receber desabrigados e as dependências do CidecSul, onde estão sendo organizadas as ações para auxiliar pessoas atingidas pela enchente.
Semanalmente, o Comitê divulga uma série de Boletins de Acompanhamento do Fenômeno Climático com as mais recentes atualizações para as áreas mais críticas do município do Rio Grande. Continue acompanhando o portal FURG.br e as redes sociais da universidade para conferir todas as atualizações do cenário.