Nesta terça-feira, 21, a FURG recebe na unidade Carreiros, mais de 60 projetos da Rede Municipal para a 9ª Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo, evento que integra a programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A atividade conta com a participação de cerca de 200 estudantes e 50 professores orientadores de 18 escolas públicas do município e do Estado.
Prograd informa sobre alteração do Calendário Universitário 2025/2026
Secaid promove levantamento das ações do Novembro Negro
Equipe FBOT da FURG conquista dois títulos na Competição Brasileira de Robótica
Sobre o evento
Criada em 2015, a Feira das Ciências é resultado do projeto de extensão homônimo do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), cujo objetivo é incentivar a realização de Feiras das Ciências nas escolas de Educação Básica do município do Rio Grande, promovendo a experimentação e o desenvolvimento de práticas investigativas, inclusivas e interdisciplinares. As atividades realizadas durante o ano nas escolas culminam neste momento de apresentação e troca de saberes.
De acordo com a professora Rafaele Rodrigues de Araújo, no Imef, são construídos diversos projetos de extensão voltados para o tema da educação, como a Feira das Ciências. “Esse é um projeto que busca trazer a escola para dentro da Universidade a partir do incentivo de feiras de ciências nas escolas, integrando diversas áreas do saber”, explica a docente.
Ainda segundo Rafaele, o projeto tem uma atuação ativa dentro das escolas também, espaços em que a equipe extensionista realiza cursos de formação de professores para, com isso, desenvolver com esses docentes modelos e formatos de feiras para motivar e incentivar os estudantes a compartilhar os saberes produzidos.
Nesta edição, foram recebidas inscrições de trabalhos nos níveis de Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os projetos, desenvolvidos individualmente ou em grupo, concorrem dentro de suas respectivas categorias em premiações que contemplam diferentes temáticas, entre elas o incentivo à participação feminina nas ciências, questões étnico-raciais e ambientais, além de ações solidárias e de mobilização comunitária.
Professora homenageada
Desde a 3ª edição, a Feira das Ciências presta homenagem a professoras da FURG que se destacam por suas contribuições científicas e educacionais. A homenageada torna-se madrinha da edição e dá nome ao prêmio destaque Meninas nas Ciências, voltado a trabalhos realizados exclusivamente por grupos formados por meninas.
Neste ano, a homenagem será entregue à professora Vânia Rodrigues de Lima, da Escola de Química e Alimentos (EQA). A docente é supervisora do Grupo de Investigação de Interações Moleculares em Membranas (Giimm), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA), e, também, coordena desde 2022 o projeto “Representatividade Feminina, Divulgação Científica e Inserção Social a partir do PPGQTA: Gurias na Ciência”.
Premiações
Entre as premiações desta edição, estão o Prêmio Profª. Vânia Rodrigues de Lima — que dá nome ao destaque Meninas nas Ciências — voltado para trabalhos desenvolvidos exclusivamente por grupos formados por meninas; o Prêmio Katherine Johnson, que valoriza pesquisas que abordam questões étnico-raciais, a cultura afro-brasileira, africana e indígena, bem como temas relacionados a gênero, incentivando o combate ao racismo, à desigualdade e ao preconceito; o Voto Popular, que premia o projeto com maior número de votos do público durante as apresentações; o Prêmio Cientistas Solidários, que destaca a escola responsável por arrecadar a maior quantidade de doações (alimentos e materiais de limpeza), destinadas a comunidades e entidades do município; e, por fim, o Prêmio Resiliência Climática, que reconhece os trabalhos que se dedicam à preservação ambiental e à promoção da sustentabilidade.
Organização
A realização da Feira das Ciências é resultado do trabalho conjunto entre professores da FURG, o grupo Interação – Rede de Estudos e Pesquisas sobre Interdisciplinaridade na Educação, além de pós-graduandos, graduandos e docentes da Educação Básica do município do Rio Grande. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), responsável pelo transporte dos participantes, e também com o financiamento das chamadas CNPq/FNDCT/MCTI/MEC/Capes nº 37/2024 – Feiras de Ciências e Mostras Científicas, coordenada pela técnica-administrativa em educação do Imef, Daiane Pirez; e Pop Ciência CNPq/MCTI nº 11/2025 – 22ª SNCT 2025, sob coordenação da diretora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), Dinalva Sales.