Nesta última segunda-feira, 28, a FURG recebeu mais de 1.200 pessoas no auditório do Cidec-sul, para a exibição do espetáculo O Veneno do Teatro. A atração é realizada pelo Sesc/RS, com apoio cultural da Universidade, por meio da Diretoria de Arte e Cultura (DAC), da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). A obra, escrita pelo premiado dramaturgo espanhol, Rodolf Sirera, já foi encenada em mais de 60 países, e, nesta versão, reúne os renomados atores Osmar Prado e Maurício Machado.
Nota sobre o processo seletivo específico para pessoas trans
Seguem abertas inscrições para ouvintes da 7º Saúde Mental e Direitos Humanos e 6ª Mostra de Saúde Coletiva
Cidec-Sul foi palco de evento em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Sobre a peça
Nesta versão brasileira, dirigida por Eduardo Figueiredo, o texto ganha uma leitura atemporal, ambientada na Paris dos anos 1920 e com música ao vivo executada pelo violoncelista Matias Roque. Na montagem, Osmar Prado interpreta um poderoso marquês, compondo par com o ator Maurício Machado, interpretando Gabriel de Beaumont, um ambicioso e famoso ator da época.
Em entrevista exclusiva, Osmar revela o sentimento de orgulho e paixão pela obra. “Gostamos do que fazemos, temos um texto magnífico, um diretor muito cuidadoso e uma equipe muito competente. Estamos há um ano e sete meses fazendo essa peça, e, onde for possível, vamos continuar apresentando essa grande história”, explica o ator.
Ainda de acordo com Osmar, a apresentação realizada na FURG não se difere das demais exibições, realizadas em teatros comerciais, em especial pela intenção de todos os profissionais envolvidos no espetáculo, que é oferecer ao público um momento de transformação, a partir do texto contundente e provocador.
Sobre sua experiência na Universidade, o ator relata um momento bonito em sua chegada, quando foi recepcionado por uma estudante, que o presenteou com o desenho do “Velho do Rio”, personagem ao qual deu vida em “Pantanal”, novela exibida na Rede Globo em 2022. “Na nossa chegada ao campus, fui recebido com essa grata surpresa, ou seja, já cheguei sendo homenageado por uma futura atriz e artista plástica; e também, pelos cachorrinhos lá da frente, que vieram todos nos dar boas-vindas”, completa Osmar.
O Veneno do Teatro marca a volta de Osmar Prado aos palcos depois de dez anos longe do teatro.
Para Maurício, apesar da situação adversa no fazer cultural brasileiro, o ator emociona-se ao saber que a Universidade abraçou, junto ao Sesc/RS, a ideia de trazer o espetáculo para a cidade, realizando um trabalho intenso para preparar o ambiente e promover um espaço de integração por meio do teatro. “Tudo isso só foi possível porque a FURG abriu mão de locar o seu auditório para, dessa forma, agraciar o público com uma bela atividade cultural. Muito é dito que os espetáculos não chegam, que é difícil, que não vem nada para cá, então, esforços como esse precisam ser reconhecidos e, assim, tornarem-se inspirações”, aponta o artista.
Para o evento, a FURG disponibilizou 250 ingressos gratuitos para a comunidade acadêmica, rapidamente esgotados. Segundo Raphael, o papel da FURG, por meio da DAC, nessa ação, é o apoio cultural, não se envolvendo com a venda dos ingressos, mas oferecendo o espaço para a realização em troca desse fomento à arte teatral, disponibilizando atividades para a comunidade, estimulando a aproximação entre a região e a Universidade.
“Eu acho que oportunidades como essa podem abrir portas para que outros espetáculos possam vir para Rio Grande, e o Sesc e a FURG possam fomentar cada vez mais essa cena cultural”, comenta Maurício Machado.
O termo de cooperação entre a FURG e o Sesc prevê ainda outras atividades programadas para o Cidec-sul, incluindo uma apresentação durante a 50ª edição da Feira do Livro da FURG, que acontece de 28 de agosto a 3 de setembro, no campus Carreiros, em Rio Grande. Continue acompanhando o portal FURG.br para mais informações sobre este e outros eventos que acontecem na Universidade.