AGRICULTURA

Coletivo de Entomologia Aplicada à Agroecologia da FURG-SLS participa do 23º Dia Sinodal da Saúde e Alimentação

Atividades envolveram uma palestra e oficinas com participação de docentes e estudantes dos cursos de Agroecologia e Educação do Campo

Foto: Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Entomologia Aplicada à Agroecologia integra a FURG-SLS

O Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Entomologia Aplicada à Agroecologia da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) participou, no último dia 9 de abril, do 23º Dia Sinodal da Saúde e Alimentação, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do município.

Notícias Relacionadas
Conforme informações da docente pesquisadora no Campus da FURG-SLS, Patrícia Lovatto, aproximadamente 400 pessoas de vários municípios do Território Zona Sul, principalmente mulheres, participaram das atividades, entre palestra e oficinas, agendadas desde 2023 para acontecer.

Foi uma atividade bem significativa e desafiadora através de um encontro com mulheres agricultoras da Igreja Evangélica de Confissão Luterana. Fomos procurados no ano passado enquanto universidade, por uma comissão da Igreja Luterana, porque fariam o encontro voltado à reflexão sobre a questão da saúde e da alimentação voltado principalmente para o olhar das mulheres agricultoras do sínodo. ”, contou Patrícia.

A palestra “Amar-se para amar a Terra: mulheres como guardiãs da vida”, ministrada por Patrícia, promoveu uma reflexão sobre a importância das mulheres na conservação da vida e da diversidade alimentar nos territórios, apresentando uma breve contextualização histórica do papel das mulheres desde as sociedades primitivas até os dias atuais.

Durante a atividade, foram revisitadas as origens do patriarcado e discutidas as diversas formas de violência enfrentadas pelas mulheres em uma sociedade dominada pelo homem. Também foi realizado um exercício de resgate da condição das mulheres nas sociedades primitivas matrifocais, como forma de fortalecer seu papel na sociedade.

A tarde, o coletivo, representado por Patrícia, pela docente Letícia Hellwig e pelas estudantes dos cursos de Agroecologia, Aline Mello, Jaqueline Fischer e da egressa da Educação do Campo, Carina Rusch, ofertou a oficina "Insetos e plantas como Amig@s Naturais para o manejo dos cultivos agrícolas".

O objetivo foi apresentar os insetos e as plantas como os dois grupos mais abundantes e diversos do planeta e a importância do conhecimento das relações ecológicas estabelecidas por eles para pensarmos a sua contribuição na saúde dos agroecossistemas de forma complexa”, destacou Lovatto.

Também foi instigada a desconstrução da ideia de plantas como "daninhas", sendo ressaltado que especialmente aquelas que crescem naturalmente no ambiente, desempenham um papel crucial para atrair insetos benéficos e repelir outros que podem prejudicar os cultivos.

A partir da abordagem das plantas como fitoprotetores botânicos, foram apresentadas algumas espécies, como cravo-de-defunto, coentro, funcho, arruda, alecrim, chinchilho ou stinkruud (do pomerano), importantes para serem cultivadas com os cultivos, ajudando na saúde dos sistemas de produção.

Além disso, foram discutidas técnicas para utilizar essas espécies na produção de caldas, extratos e fermentados, como alho e cinamomo, com o objetivo de prevenir ou reduzir os ataques de insetos e doenças causados por microorganismos.

Ao final da oficina, foram distribuídas orientações para elaboração de alguns bioinsumos, espécies de plantas fitoprotetoras e garrafinhas do “alhol”, um fitoprotetor botânico feito a partir de alho, óleo e sabão.

 

 

Galeria

foto: FURG