CORONAVÍRUS

Colaboradores do HU-Furg começam a receber a segunda dose da CoronaVac 

A aplicação está sendo realizada nos turnos manhã, tarde e noite 

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou, esta semana, a aplicação da segunda dose da CoronaVac nos colaboradores já vacinados na primeira etapa ocorrida no final de janeiro. De acordo com o cronograma, a aplicação está sendo realizada nos turnos manhã, tarde e noite, no período de 17 a 19 de fevereiro. 

Notícias Relacionadas
 

São 361 doses da CoronaVac, repassadas ao HU-Furg pela Prefeitura Municipal, e que foram destinadas aos profissionais que atuam nas áreas ligadas ao atendimento da covid-19. Outras 1.050 doses da AstraZeneca também foram repassadas ao Hospital, que até o momento imunizou 91,3% de seus colaboradores das áreas assistenciais e administrativas. Vale ressaltar que alguns colaboradores foram imunizados em outras instituições ou participaram da pesquisa que testou a eficácia da vacina, realizada na cidade de Pelotas e voltada aos profissionais da Saúde. A segunda dose da AstraZeneca será aplicada conforme o cronograma estadual.  

A vacinação no Hospital está sendo organizada pela Unidade de Vigilância em Saúde​ (UVS) e pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SSOST). Para ser vacinado, é preciso apresentar o cartão do SUS, o crachá ou documento com foto e a carteira de vacinação que comprove o recebimento da primeira dose do imunizante. 

Sobre a Rede Ebserh 

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.