Auxiliar na formação de professores e professoras para uma educação antirracista por meio da Literatura é o objetivo do evento “Cirandas Literárias: miradas e vozes negras”. O evento é realizado pelo Instituto de Letras e Artes da FURG (ILA) em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio Grande por meio da Secretaria de Município da Cultura e Economia Criativa, com recursos destinados pela Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura. O projeto é coordenado pela professora Letícia Chaplin, da área de Literatura do curso de Letras da FURG em São Lourenço do Sul.
Durante a 50º Feira do Livro da FURG, nos dias 30 de agosto, 1º e 2 de setembro, uma série de encontros irão oportunizar à comunidade acadêmica e geral a reflexão sobre os desafios e possibilidades para uma educação antirracista, além de desbravar a literatura negra no âmbito do ensino. Neste contexto, a Literatura é compreendida como uma manifestação artística e cultural que dialoga com os anseios por uma sociedade justa, democrática e equânime.
Os encontros acontecem na Sala Estuários, no Cidec-Sul, campus carreiros e as inscrições para participar do evento, vão até o dia 25 de agosto, através deste link.
Cirandas Literárias: miradas e vozes negras
30/8 - SÁBADO
9h Educação e literatura negra
Prof.ª Dr.ª Mara Lúcia Barbosa - Ekoar Educação
Prof. Me. João Marcos Machado - Ekoar Educação
10h30 Educação antirracista: desafios e possibilidades
Prof.ª Esp. Rejane Gomes - NEER/SMED
Prof.ª Me. Giovana Farias - NEER/SMED
01/09 - SEGUNDA
19h O ensino de literatura negra
Prof. Dr. Michel Mingote - UFJF
20h30 Oficina com Kilombo Literário
Prof.ª Dr.ª Aline Nardes e equipe - FURG
02/9 - TERÇA
19h Literatura Negro-Brasileira: da Oralidade à Escrita e sua importância no ensino
Escritora Lilian Rocha
20h30 Sarau Pretagonismo
Confira mais detalhes da programação em anexo.