Considerado como um dos prêmios mais tradicionais do Brasil no reconhecimento de iniciativas inovadoras, o Prêmio Finep de Inovação 2025 está de volta após uma década de hiato. A ação, vinculada à Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Finep), tem como intuito reconhecer e divulgar projetos apoiados pela entidade que se destacam no fortalecimento do ecossistema de inovação. Nesta edição, o Centro Nacional Multiusuário SiMCosta/Ceocean, da FURG, foi selecionado como um dos finalistas na etapa Região Sul.
FURG lança edital do Processo Seletivo de Ocupação de Vagas Ociosas 2026/1
FURG aparece nove vezes na edição 2025 do ranking Stanford/Elsevier dos 2% de cientistas mais influentes do mundo
Votação para escolha de representantes dos Técnico-Administrativos em Educação já está no ar
Sobre o Centro
Sediado no Centro de Estudos do Oceano e Clima do Instituto de Oceanografia da FURG (IO), o Centro Nacional Multiusuário SiMCosta/CEOCEAN atua disponibilizando Instrumentação Oceanográfica para uso compartilhado por pesquisadores e grupos de pesquisa do Brasil. A disponibilização dos equipamentos é feita de forma estruturada e transparente, seguindo as normas estabelecidas pelo seu Comitê Gestor, visando fortalecer e expandir os sistemas de observação e monitoramento oceânico no país.
O trabalho é viabilizado pela atuação do Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta), com os seus dados oceanográficos em formato aberto. Dessa forma, o Centro atua no fortalecimento e na observação oceânica e costeira do Brasil por meio de uma infraestrutura compartilhada, inovação tecnológica, ciência colaborativa e capacitação de recursos humanos, com um impacto nacional de grande relevância, uma vez que atua em conjunto com mais de 15 programas de pós-graduação e 30 cursos de graduação do país.
Além disso, o projeto também trabalha no apoio a políticas públicas, com uma base técnica para legislação costeira, alertas ambientais em tempo real e relatórios técnicos para órgãos governamentais, o que aumenta a segurança e a confiabilidade da tomada de decisão em momentos decisivos.
De acordo com informações do próprio Centro, sua estrutura organizacional se divide em quatro eixos, sendo eles Infraestrutura: com a manutenção de boias meteo-oceanográficas, estações maregráficas e instrumentos oceanográficos; Pesquisa: com o desenvolvimento de novos métodos de coleta e tratamento de dados; Inovação: com o desenvolvimento de novos instrumentos de baixo custo; e Dados: com a distribuição de informações de forma gratuita e online.
Atualmente, o projeto conta com nove boias meteo-oceanográficas, seis sondas multiparamétricas e um medidor hyperspectral de bb.
Sobre o Prêmio
Ao todo, o prêmio seleciona finalistas entre cerca de 3 mil propostas apoiadas pela Finep entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024. De acordo com a financiadora, nesta edição são 115 finalistas divididos nas macroregiões brasileiras. A ação pretende dar visibilidade a experiências inovadoras em todas as regiões do Brasil, reforçando o compromisso do Governo Federal em estimular o desenvolvimento científico e tecnológico em iniciativas que conectam a pesquisa com benefícios para o setor produtivo.
A conquista representa o reconhecimento da excelência acadêmica e do potencial voltado à pesquisa e à inovação que é produzida dentro da FURG. Mais do que uma oportunidade concreta de contribuir para o avanço da ciência, do conhecimento e da inovação no Brasil, o prêmio destaca a importância da alocação de investimentos e recursos em pesquisa qualificada como uma ação essencial para o desenvolvimento sustentável e competitivo do país, refletindo por si só na qualificação da formação dentro da Universidade, tanto para os pesquisadores atuantes quanto para os acadêmicos que se beneficiam, também, dessa estrutura.