No final do mês de setembro foi divulgada a edição 2025 do World’s Top 2% Scientists, que lista os pesquisadores mais influentes do mundo. A ação, organizada pela Stanford University (Estados Unidos), se baseia na compilação de informações da base de dados Scival, da Elsevier - considerada uma das editoras científicas de maior relevância mundial. Nessa lista, a FURG aparece nove vezes, tanto nos parâmetros de “Pesquisadores Mais Influentes ao Longo da Carreira” quanto “Pesquisador Mais Influente em 2024”.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Na lista que considera a trajetória do pesquisador, para além do seu impacto no ano anterior, a FURG aparece quatro vezes com os professores anteriormente citados: Jorge Alberto Vieira Costa e Michele Greque de Morais; e com os professores do Centro de Ciências Computacionais (C3), Graçaliz Pereira Dimuro; e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Adalto Bianchini. Ao todo, sete cientistas da Universidade apareceram neste que é considerado um dos rankings de maior impacto global.
Para a diretora de pesquisa da FURG, Dinalva Sales, esse reconhecimento internacional não apenas enaltece os nomes dos nossos pesquisadores, mas também reafirma o papel estratégico e de excelência acadêmica da FURG no cenário global. “Estar entre os 2% mais influentes do mundo significa que nossas pesquisas têm impacto real, além de serem amplamente referenciadas. Na prática, o que produzimos aqui contribui de forma significativa para o avanço do conhecimento em diversas áreas. E o impacto não para por aí, uma vez que são esses professores que atuam diretamente na formação dos nossos estudantes, contribuindo para o avanço científico e qualificado dessas pessoas”, destaca a professora.
É importante ressaltar também que, cada nome que figura no ranking representa também o esforço coletivo de grupos de pesquisa, programas de pós-graduação e uma estrutura institucional que é comprometida com a excelência. “A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, por meio da Diretoria de Pesquisa, parabeniza cada pesquisadora e cada pesquisador que figura nessa lista, e, por extensão, agradecemos também a toda a comunidade científica da FURG”, completou a gestora.
Como é feito o Ranking?
Segundo informações divulgadas pela organização do Ranking, a seleção dos pesquisadores é baseada em dois fatores, seguindo rigorosos parâmetros de impacto: os 100 mil cientistas com maior pontuação C (C-Score) - com e sem autocitações -, e aqueles incluídos nos 2% mais relevantes em suas subáreas de atuação. A lista é dividida em dois índices: pesquisadores mais influentes ao longo de toda a carreira e aqueles mais destacados no último ano, baseando-se nas citações feitas aos trabalhos acadêmicos por seus pares.