Nesta última quarta-feira, 6, o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) realizou uma cerimônia para a entrega de certificados para 143 estudantes que concluíram cursos profissionalizantes na instituição. De acordo com o coordenador pedagógico do CCMar, Guy Barcellos, a ação tem um caráter muito importante, pois disponibiliza para a comunidade profissionais atravessados por uma pedagogia crítica e humanista, com práticas pautadas nos direitos humanos, saúde pública, alfabetização científica e educação ambiental.
A cerimônia foi conduzida pelo diretor-fundador do CCMar, Lauro Barcellos, cuja presença reforçou a história e os princípios da instituição. Ao longo da atividade, também foi realizada uma conferência com a participação do diretor de Transporte Marítimo, Dutos e Terminais da Transpetro, Jones Alexandre Barros Soares; em sua palestra destacou a importância da maritimidade e do setor naval para a economia brasileira, ressaltando o potencial de desenvolvimento social gerado por essa indústria.
Ainda durante a solenidade, prestigiaram representantes institucionais de parceiros que tornam possível o trabalho do Centro, reforçando a importância que o CCMar tem para a região. A reitora Suzane Gonçalves, que acompanhou a solenidade, enfatizou durante a sua fala a relevância da articulação com instituições como a Portos RS, o Senac e o Ministério Público do Trabalho (MPT), essenciais para o sucesso da iniciativa.
O programa é resultado de uma sólida colaboração entre o Centro Multiuso BGV, o Senac, o Ministério Público do Trabalho e a Transpetro, além de outras instituições parceiras.
“O CCMar é uma iniciativa que expressa o compromisso da FURG com a promoção da equidade e com o fortalecimento de vínculos entre Universidade e sociedade. O trabalho aqui realizado é fruto do empenho de uma equipe multidisciplinar comprometida, e representa com excelência o que é a extensão universitária: um diálogo constante entre saberes acadêmicos e realidades sociais”, destaca Suzane.
Sobre os cursos
Em caráter profissionalizante, os cursos oferecidos pelo CCMar são ministrados no contraturno escolar e destinados a estudantes de 14 a 23 anos, em situação de vulnerabilidade social. Cada um dos 15 cursos em questão totalizou uma carga horária de 240 horas, abrangendo áreas como culinária, beleza, administração, agricultura, meio ambiente, construção naval e educação náutica. De acordo com o coordenador pedagógico do Centro, Guy Barcellos, a iniciativa oferece não apenas conhecimento técnico, mas também uma visão crítica e cidadã do mundo.
"Esta solenidade marca a relevância desses cursos, que não apenas promovem conhecimentos técnicos, mas também contribuem para a construção de projetos de vida. Trata-se de um processo emancipatório, que alia formação profissional a uma compreensão crítica do mundo, fortalecendo o protagonismo juvenil”, aponta o coordenador.
Ao final da cerimônia, foi reafirmado o compromisso das instituições envolvidas em manter e expandir o projeto.