O programa Residência em TIC 55 – Apoio à Recuperação do Rio Grande do Sul prorrogou o prazo de inscrições até o dia 22 de maio. O objetivo é formar profissionais qualificados em computação avançada e contribuir para a reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes de 2024. A iniciativa gratuita é uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brisa, Softex e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991.
A oportunidade é aberta a graduados ou graduandos em cursos tecnológicos ou de ciências exatas, formados no ensino médio ou em cursos técnicos de nível médio. Inicialmente, o programa selecionará 250 participantes para aulas 100% online sobre Computação Básica, com apoio de professores e monitores.
Para a próxima fase, serão selecionados os 50 melhores participantes, que receberão bolsa mensal de R$ 1.800,00 por seis meses e um notebook em comodato. Nas fases seguintes, os bolsistas trabalharão em equipe para o desenvolvimento de soluções computacionais para problemas reais do mercado, sob orientação de um professor, e apresentarão suas soluções a uma banca avaliadora, podendo ser aprovados para o desenvolvimento de novos negócios.
Os interessados podem acessar o edital para mais informações sobre inscrições e critérios de seleção no site oficial do programa: residenciaemtic.furg.br.