O campus FURG SAP promoveu nessa quinta-feira, 24, na Unidade Bom Princípio (UBP), a palestra ‘capacidade de inovação da indústria chinesa.
Voltada para empresários do município de Santo Antônio da Patrulha, a palestra, foi ministrada pelo professor Jorge Gamarra e contou com a organização de Pamela Gauber, Camila Jardim e Carina Stein, mestrandas do Mestrado em Processos e Sistemas Agroindustriais na FURG-SAP.
No evento, foram apresentados os primeiros resultados do projeto de pesquisa “Capacidade de inovação: evidencias da indústria chinesa”. Este projeto de pesquisa compreende identificar as melhores práticas sobre a inovação na indústria chinesa.
Desde 2022, o professor Gamarra faz parte de um time de pesquisadores, formado por quatro membros, composto por David Mayorga, Martín Hernani-Merino e Júlio Zevallos do Centro de Estudios sobre China y Asia-Pacífico (CECHAP) da Universidad del Pacífico (UP) no Peru, tendo Gamarra como representante do Brasil e da FURG. Este projeto de pesquisa foi financiado pelo CECHAP-UP.
Durante a palestra, foram compartilhadas, com os empresários de Santo Antônio da Patrulha, diversas práticas de inovação da indústria chinesa, dando a oportunidade para que estes possam implementar as experiências em seus negócios.
Conforme explicou Gamarra, a visita superou expectativas, “há mais de dois anos, nossa equipe de pesquisa já investigava teoricamente a inovação no país asiático, então já tínhamos uma noção do que esperar. No entanto, dialogar com executivos das empresas que estão moldando o futuro da indústria mundial e percorrer as fábricas e centros de inovação se mostrou uma experiência extremamente valiosa, não apenas no âmbito da pesquisa, mas também como docente” completa.
Ao final, o professor parabenizou os presentes pelo interesse no assunto, e agradeceu o apoio dos empresários para a realização do evento. A palestra, também foi apoiada pelas empresas De Mello Alimentos, Da Colônia, Guimarães, Arroz Maninho, Escola da NR12, Cerealista Girassol Rice e Triângulo Gráfica e Comunicação Visual.
Saiba mais sobre o projeto de pesquisa, “inovação da indústria chinesa”, clicando aqui