Na última terça-feira, 14 de janeiro, o Campus Santa Vitória do Palmar da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) celebrou seus 15 anos de história com a exibição do documentário "Portas Polifônicas". A apresentação, que emocionou todos os presentes, é fruto do trabalho desenvolvido pelos alunos da disciplina Turismo, Memória Social e Museus, do curso de Turismo da FURG, sob orientação da professora Bruna Morante.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Produzido pela professora Ali Machado e estudantes Nicole Campos, Erick Targin, Mauro Fagundes e Taiber Ribeiro, com edição de Isabela Maria Santos Silva e narração de Carolina Tavares de Freitas, o documentário contou também com imagens aéreas capturadas por Jaciel Kunz e Rodrigo Ancelme Couto da Silva e o cordel de Pedro Santos, que deu o toque poético ao trabalho. O cordel de Santos, que encerra o documentário, celebra a história do campus com os seguintes versos: Quinze anos de tantos caminhos, de incertezas que viraram trilhas,
do sertão, das ilhas, dos pampas, das cidades e suas maravilhas. Esse campus é mais que um espaço, é um abraço, é um laço que une o Brasil em um só lugar. Aqui o futuro ganha raízes, e as portas polifônicas felizes continuam a nos ensinar."
O evento também contou com o apoio da direção do campus e da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo. Durante a exibição, o Laboratório de Alimentos e Bebidas do curso de Hotelaria ofereceu pipoca aos participantes, criando um ambiente acolhedor e descontraído para todos.
Os depoimentos dos envolvidos no projeto reforçaram a importância da instituição na formação de memórias e na construção de uma identidade coletiva. Para Nicole Campos, uma das estudantes responsáveis pela produção, o momento foi de grande emoção. "Não imaginei que fosse ficar tão emocionada com o documentário. Me orgulho de fazer parte dessa família", declarou. Já Tatiane Mendes, estudante de hotelaria, compartilhou sua perspectiva pessoal: "Eu tinha certeza que queria estar aqui e ir embora…", em uma expressão de como o campus, ao longo do tempo, se transforma em um lar para seus alunos.
A pedagoga da equipe da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Lauren Azevedo, definiu o campus em uma palavra: "resiliência". Uma escolha que reflete a adaptação e o crescimento contínuo de todos os que fazem parte dessa história.
O evento não só celebrou o aniversário do campus, mas também reforçou o papel da FURG em construir e preservar as memórias de uma comunidade acadêmica diversa e vibrante.
*Estagiário sob a supervisão do jornalista Hamilton Freitas