Centenas de estudantes de 30 escolas da rede municipal se deslocaram até o Centro Integrado de Atendimento à Criança (Caic), na tarde de sexta-feira, 4, para prestigiar a final da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente no Rio Grande.
FURG SAP participa da instalação do Conselho da Comunidade da Comarca de Santo Antônio da Patrulha
16ª Fitec conta com mais de 30 projetos destacando áreas como sustentabilidade, indústria 4.0 e biotecnologia
FURG assina protocolo de intenção com empresa japonesa para desenvolvimento sustentável
O tema central da conferência este ano foi Justiça Climática, reforçando a importância do protagonismo infantojuvenil na construção de soluções para os desafios ambientais dos tempos atuais.
A atividade marcou a conclusão das conferências escolares voltadas ao tema do meio ambiente. Com o dia ensolarado, o evento teve a apresentação ao ar livre de projetos de extensão da FURG, como Tubarões de Mochila e Aprender Neurociências Brincando, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).
Alunos de 6 a 16 anos apresentaram trabalhos desenvolvidos em suas escolas e os melhores foram selecionados para representar Rio Grande nas etapas estadual e nacional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
A atividade também marcou o recomeço dos trabalhos da horta do Caic, no pátio em frente à escola. No início da tarde, alunos participaram do pantio simbólico de árvores frutíferas como laranja, bergamota e pitanga. Os trabalhos são realizados em parceria com o Centro de Convívio dos Jovens do Mar (CCMar), com a participação de dois estudantes bolsistas do projeto Acreditar e Investir. "Esses dois bolsistas vão começar, no CCMar, o trabalho de aprendizagem sobre hortas. Depois que eles estiverem já mais capacitados para trabalhar aqui na horta, a partir de agosto vamos começar a fazer os canteiros", explicou a diretora do Caic, Elaine Nogueira da Silva. "A horta é super importante para nós, tanto para a alimentação da merenda escolar, para os estudantes, mas porque também a gente sabe que o excedente eles podem levar para casa, como acontecia em outras épocas aqui na escola", completa a diretora.
As atividades da conferência foram organizadas por salas, conforme a faixa etária dos estudantes. Toda a manhã foi de apresentação e avaliação de trabalhos, e à tarde os projetos escolhidos foram apresentados. Foram, ao total, 30 trabalhos com foco nas questões climáticas e seus impactos no território local. Esses projetos passaram da etapa municipal e poderão avançar para as etapas estadual e nacional, organizadas pelo Ministério da Educação (MEC).
O evento também contou com a presença de autoridades como a prefeita Darlene Pereira, a secretária de Município da Educação, Cleuza Dias, e dos deputados Alexandre Lindenmeyer e Halley de Souza.