O Cidec-Sul da FURG foi palco nesta quarta-feira, 9, da Cerimônia Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), realizada no ano de 2024. Composta por alunos do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, a OBMEP de 2024 teve mais de 18 milhões de alunos participantes. Na Região Sul, participaram mais de cem mil estudantes, de 591 escolas de 39 municípios.
Reitora e vice-reitor apresentam servidores que receberão distinções na Assembleia Universitária 2025
HU-FURG realiza 191 atendimentos durante o mutirão do Dia E
Kata Consultoria Júnior apresenta resultados e reforça parceria com direção do campus FURG‑SAP
Coordenada na Região Sul pela professora Mauren Porciúncula, do Instituto de Matemática, Física e Estatística (Imef) da FURG, a OBMEP está em sua 20ª edição em 2025. Segundo a professora, participar da olimpíada oportuniza abrir portas para os estudantes, uma vez que a OBMEP oferece materiais de apoio aos alunos e professores, bolsas de estudos para estudantes premiados e um programa de iniciação científica, onde a FURG sedia um polo.
“Com todo esse incentivo, acaba se descobrindo talentos para a Matemática, além de ter um caráter inclusivo, já que todos os estudantes têm oportunidade de se preparar para a olimpíadas de forma igualitária”, reforça a coordenadora.
A olimpíada de 2025 já completou a primeira fase e o rankeamento está previsto para o dia 1º de agosto. A segunda fase, dissertativa, acontece em 25 de outubro e as provas são corrigidas pelos professores e acadêmicos de pós-graduação do Imef da FURG.
Participaram da cerimônia de premiação, a pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti) da FURG, Silvia Botelho, neste ato, representando a reitora, Suzane Gonçalves; Felipe Alonso, representando a prefeita do Rio Grande, Darlene Pereira; a coordenadora da Smed, Berenice Braz, representando a secretaria de município de Educação; o administrador do Imef, Leandro Sagiomo, neste ato representando o diretor, Jorge Pimentel Junior; o coordenador do curso de Matemática Aplicada e coordenador de Polo de Iniciação Científica (PIC) da OBMEP na FURG, Adilson Nunes; o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, Tiago Figueiredo; a coordenadora do mestrado profissional em Matemática em rede nacional (Profmat), Luciele Rodrigues Nunes e a coordenadora regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas, Mauren Porciúncula.
Medalhistas
Entre os multimedalhistas, recebeu a terceira medalha de ouro o estudante Lucas Dâmaso Hallal, do Colégio São José, no município de Pelotas. Do município de São José do Norte, recebeu sua segunda medalha de ouro o estudante Luiz Henrique da Silveira Cappellari, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. Soares de Paiva.
Dos 39 municípios da Região Sul (RS05), foram medalhistas regionais 194 alunos e medalhistas regionais, 24.
Nacional: 2 ouro, 6 prata e 16 bronze
Regional: 5 ouro, 16 prata e 108 bronze
Sobre a OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano, criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país.