Alunos do campus FURG Santo Antônio da Patrulha (FURG SAP) participaram como avaliadores da Mostra Científica da Escola Estadual de Ensino Fundamental Arroio do Carvalho. A atividade aconteceu nos dias 22 e 23 de julho e envolveu os estudantes Mariana Gama e Francisco Melo, do curso de Engenharia Agroquímica, e Maiara Raiane Silva, do curso de Matemática. Eles avaliaram os trabalhos dos alunos do 6º ao 9º ano da escola.
Julho é amarelo para conscientização das hepatites virais
Em agenda com Daer, FURG trata sobre os acessos ao Campus Carreiros
Guia elaborado pela FURG reúne fontes de divulgação científica
“A ideia foi trazer alunos da graduação para que nossos estudantes enxergassem, de perto, que eles também podem chegar lá. Muitos ainda não têm essa perspectiva, especialmente por estarem em uma escola mais afastada, mas a FURG está aqui, é gratuita, tem ensino de qualidade e está de portas abertas para eles”, explicou a professora.
A Mostra Científica apresentou temas diversos, com forte enfoque em questões ambientais e sociais. Entre os destaques, estavam trabalhos sobre a poluição das águas, com a confecção de filtros artesanais, e a integração lavoura-pecuária-floresta, que é algo que faz parte da realidade das famílias da região, muitas delas envolvidas com a agricultura e pecuária familiar e também, em função de estarem em uma localidade que contempla tudo isso.
Segundo Celina, o envolvimento dos estudantes da escola foi significativo. “Eles se interessaram pelos temas, pesquisaram, entenderam os impactos ambientais e apresentaram com propriedade. A presença dos alunos da FURG foi muito valorizada, eles se sentiram reconhecidos e motivados”, afirmou.
A Mostra faz parte de um circuito científico estadual, e os melhores trabalhos serão selecionados para representar a escola na etapa regional, com possibilidade de seguirem para a fase nacional. Além disso, a equipe da Escola Arroio do Carvalho também pretende inscrever os projetos na Mostra Científica Municipal de Santo Antônio da Patrulha, cujo tema deste ano são os oceanos.
Para Celina, iniciativas como essa mostram o valor da aproximação entre universidade e escola pública: “Quando a FURG se aproxima da comunidade escolar, há um ganho para os dois lados. A escola aprende mais, os alunos se sentem capazes e motivados, e a universidade compreende melhor as realidades locais, podendo transformar vidas a partir disso.”
A Escola Estadual Arroio do Carvalho mantém projetos permanentes como a Horta Agroecológica, alinhada à disciplina de Práticas Agroecológicas. “A gente planta a semente da curiosidade e da esperança. Quando eles percebem que têm potencial, tudo muda”, conclui a professora.