PROCESSO AVALIATIVO

Aberto período de avaliação do Docente pelo Discente

Serão avaliadas todas as disciplinas semestrais dos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e EaD, do 1º semestre letivo de 2022

Está aberto, de 11 de julho a 14 de agosto, o período de Avaliação Docente pelo Discente (ADD). A participação é via Sistema FURG, na aba “Avaliação do Docente”. Serão avaliadas todas as disciplinas semestrais dos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e EaD, do 1º semestre letivo de 2022.

Notícias Relacionadas
A Avaliação Docente pelo Discente (ADD), realizada de forma sistemática pela FURG desde o ano 2000, tem como objetivo a contribuição para a melhoria do ensino na universidade, através da análise crítica por parte dos discentes de aspectos positivos e a melhorar o desempenho docente.

Dessa forma, instrumentaliza as coordenações de cursos, as direções das unidades acadêmicas e as Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) no sentido de criar mecanismos que venham contribuir para a melhoria na relação docente – estudante e na práxis do ensino-aprendizagem.

O que é ADD e quem pode participar?

É a Avaliação Docente pelo Discente, um processo avaliativo coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). É o momento no qual o estudante da FURG avalia o desempenho docente em diversos aspectos referentes às aulas ministradas no período letivo.

Para participar é só estar matriculado em um dos cursos de graduação ou pós-graduação da FURG, presencial ou EaD. Basta acessar o Sistema FURG, entrar na aba “Avaliação do Docente/Turmas” e depois clicar em “Avaliar”.

Quem será avaliado e quando será divulgado o resultado?

Serão avaliados todos os professores que ministraram aulas nas disciplinas cursadas durante o período letivo avaliado. Os resultados são disponibilizados no Sistema FURG, no menu Avaliação do Docente/Turmas - Resultados. O estudante tem acesso à informação de como ficaram as médias gerais das questões na FURG, no curso, e na unidade acadêmica do seu curso.

Os resultados da ADD são disponibilizados após o término do período letivo.

Análise dos resultados

A unidade acadêmica e a coordenação de curso, de posse dos resultados, analisam e elaboram um relatório contendo também ações previstas para melhoria das atividades de ensino dos seus docentes. A CPA sugere a realização de seminários ou conversas com a comunidade acadêmica acerca dos resultados e ações planejadas.

Todos os comentários colocados pelos estudantes são lidos pelos gestores e docentes. Eles ficam disponíveis à direção da unidade acadêmica do curso, à coordenação do curso e cada docente tem acesso aos comentários colocados na sua avaliação.

Para qualquer dúvida que o estudante ainda tenha sobre o processo da avaliação docente, desde como acessar o sistema até como funciona o processo, entrar em contato com a Diretoria de Avaliação Institucional (DAI), através do e-mail dai@furg.br  ou pelos telefones 53 32336918 ou 32336945.

O diretor Luiz Eduardo Nery, da Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad), afirma que “a participação dos estudantes na ADD é fundamental, pois quanto mais estudantes participarem mais representativo o processo se torna e, dessa forma, mais significativo fica para a gestão acadêmica”, ressalta.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.