DIA DO ESTUDANTE

A jornada de disciplina, equilíbrio e conquistas no mundo da engenharia bioquímica e taekwondo

Vice-campeã brasileira de taekwondo, Ana Julia Toralles, compartilha seu tempo entre a universidade e o esporte de alto rendimento

Em comemoração ao Dia do Estudante, celebrado no dia 11 de agosto, a reportagem da Secretaria de Comunicação (Secom) deu início a uma série de perfis com estudantes da FURG que desempenham funções paralelas à vida acadêmica.

Notícias Relacionadas

A quarta, e última, entrevistada da série é a estudante Ana Júlia Toralles, do curso de Engenharia Bioquímica. A discente teve sua vida mudada do dia para noite graças ao Taekwondo e seu envolvimento a universidade.

Desde o ensino médio, Ana Julia nutria um fascínio pela FURG; um campus vasto que, segundo ela, parecia um labirinto à primeira vista. "Como alguém pode se achar por aqui?", a estudante recorda. Agora, discente do curso de Engenharia Bioquímica, relembra sua chegada com encanto, desvendando os desafios de uma das suas mais profundas paixões: o Taekwondo.

Sua rotina universitária é um equilíbrio entre o caos e a adrenalina. Lutando contra sua inclinação à procrastinação, ela encontra motivação na correria dos prazos, uma batalha que muitos enfrentam. Porém, a jornada de Ana Julia na Engenharia Bioquímica vem com desafios. De acordo com a estudante, sua maior dificuldade se encontra em dividir o foco, especialmente quando as competições se aproximam.

Com agradecimento a professora Eliane Cappelletto de Física e à coordenadora, Ana Julia encontra apoio para enfrentar esses obstáculos. Além disso, os mestres Pohlmann e Thiago Pimentel são figuras fundamentais, permitindo que ela equilibre os estudos e os treinos. No âmbito pessoal, Ana conta que o Taekwondo trouxe disciplina a sua vida, moldando aspectos como sua alimentação, horários e autoestima. "Meus planos se tornaram mais caseiros graças à rotina puxada", confessa.

Sua história na arte marcial começa com inspiração em sua própria família, quando mais nova observava seus pais e irmãos praticando. Em 2015, Ana Julia decidiu abraçar o esporte de vez, escolha que considera a melhor de sua vida. Recentemente, a atleta conquistou uma medalha de prata e o título de Vice-campeã brasileira durante uma competição nacional realizada em Fortaleza, Ceará.

Olhando para o futuro, Ana Julia sonha com a expansão do Taekwondo em sua região, e para fazer a diferença, incentiva as atléticas a investirem em equipes e atletas para competições de alto nível, acreditando no potencial da cidade do Rio Grande e na necessidade de mais oportunidades e incentivos.

A jornada de Ana Julia Toralles é uma inspiração, mostrando que a dedicação à Engenharia Bioquímica e ao Taekwondo pode coexistir, resultando em conquistas notáveis e lições valiosas para todos aqueles que buscam equilíbrio e sucesso.

* estagiários sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer

 

 

Galeria

arquivo pessoal