Em 03 de julho, foi realizada a integração dos 70 profissionais convocados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para atuar no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG). Os novos trabalhadores foram aprovados no Concurso Público nº 01/2018 da Rede Ebserh e constituem um importante reforço para a equipe assistencial do Hospital. Atualmente, o quadro funcional do HU-Furg é composto por 680 trabalhadores ligados à Ebserh.
Estudantes da FURG SAP realizam visita técnica ao Laboratório de Implantação Iônica da UFRGS
Mulheres que Inspiram: vice-diretora da FURG SAP destaca o poder transformador da educação no empreendedorismo feminino
Câmara do Rio Grande realiza sessão especial alusiva aos 50 anos do curso de Enfermagem
Os novos profissionais são dois médicos da especialidade de Anestesiologia, um técnico em Análises Clínicas e 67 técnicos em Enfermagem. Eles foram recepcionados no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, das 9h às 16h, com a acolhida inicial realizada pela diretora da Coordenação de Promoção à Saúde da Progep, Aline Ávila, representando a reitora da FURG, Cleuza Sobral Dias. Ela ressaltou a importância da adesão do HU à Ebserh e do trabalho de excelência na assistência à saúde da população rio-grandina e da região. Ela ainda lembrou que todos os profissionais têm "o compromisso de cuidar da vida e da saúde".
Na sequência, a superintendente do HU-FURG/Ebserh, Sandra Crippa Brandão, apresentou o Hospital, mencionando a gestão compartilhada FURG/Ebserh, bem como a estrutura organizacional e o perfil institucional: especialidades, atendimentos, vínculos empregatício, equipes multiprofissionais e outros aspectos. A superintendente ressaltou a dupla finalidade do HU, "somos um Hospital público que presta atendimento à população, mas sobretudo, somos um Hospital de ensino, responsável por formar novos profissionais de áreas ligadas à saúde e a tantas outras, como engenharias". Sandra ainda lembrou que "diante da situação de crise que se encontra a saúde pública em Rio Grande e na região, o HU não tem medido esforços para atender seus usuários, resguardando a integridade de seus profissionais".
Em seguida, as Gerências de Atenção à Saúde (GAS), de Ensino e Pesquisa (GEP) foram apresentadas pelos seus gerentes Fábio de Aguiar Lopes e Marilice Magroski Gomes da Costa. A Gerência Administrativa foi apresentada pela chefe da Divisão Administrativa Financeira, Roberta Funchal, representando o gerente Tomás Dalcin que cumpria agenda externa. Também, ao longo do dia, os profissionais receberam orientações sobre seus direitos e deveres como trabalhadores da Ebserh, contratados em regime celetista, bem como instruções práticas relativas ao controle de ponto, avaliação de desempenho, capacitações, plano de atividades e segurança do trabalho. Após, os novos profissionais conheceram o local de trabalho e assinaram o contrato de trabalho.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.