PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA

19ª MPU: dicas e recomendações para exposição de trabalhos

Evento realizado de forma virtual contará com apresentações em vídeo

Mais de 1.490 trabalhos foram inscritos na 19ª edição da Mostra da Produção Universitária (MPU) da FURG, que acontece virtualmente, pela primeira vez, neste ano. De 11 a 13 de novembro, estudantes pesquisadores apresentarão seus resultados e suas produções.

Notícias Relacionadas
Com o novo formato, surge a dúvida: “como apresentar meu trabalho?”. As apresentações da MPU serão realizadas em vídeo, em formato livre. Ou seja, os estudantes podem escolher a opção de gravação que mais convém.

Conforme consta no regulamento, os vídeos devem ter duração máxima de cinco minutos. Os estudantes podem seguir algumas orientações para gravação disponibilizadas pela Secretaria de Educação a Distância (Sead) neste vídeo.

A banca examinadora avaliará o conteúdo técnico e científico e as ideias apresentadas pelo estudante no material, o importante é que o conteúdo consiga transmitir de maneira clara o que foi produzido na pesquisa, no ensino, na extensão ou na cultura.

Leandro Bugoni, diretor de Pesquisa e integrante da comissão organizadora da 19ª MPU, dá algumas dicas para a apresentação: “Sugerimos que façam uma apresentação no estilo PowerPoint para quem não quiser aparecer no vídeo, com poucos slides para que o material fique leve e curto. Para quem quiser aparecer, que não se preocupe muito com o cenário, pois a banca avaliará o conteúdo”.

Os vídeos produzidos devem ser publicados no YouTube, de modo não listado, pelo próprio apresentador e posteriormente enviados, quando solicitado, para a comissão organizadora. Bugoni ressalta a importância do serviço de compartilhamento nesse momento: “o YouTube servirá como uma forma de repositório, já que permite uma série de conversões e muitos têm familiaridade com a plataforma”.

É necessário que os apresentadores usem a opção de utilizar legendas no YouTube para permitir a acessibilidade. A comissão organizadora está disponível para auxílio das demandas específicas pelo e-mail mpu@furg.br.